Que Floripa vai bem na maioria dos rankings nacionais, já não é surpresa pra ninguém. Competitividade, inovação, segurança, saúde… e também em transparência. A ATRICON (Associação de Tribunais de Contas do Brasil) divulgou nessa semana o Radar da Transparência Pública – edição 2024, que avaliou portais públicos do Brasil, incluindo executivo, legislativo e judiciário das três esferas.
Florianópolis é nível Ouro, com uma nota de 85%. Ainda assim, Controlador-Geral do Município, Rodrigo De Bona, não está satisfeito. A Prefeitura vem implementando diversos novos sistemas desde 2023, mas “precisa aprimorar a publicação de dimensões como a Acessibilidade do Portal, o Painel de Obras, os dados de Recursos Humanos e as Emendas Parlamentares, todos com nível atual abaixo de 70%, e que passam por ajustes, com previsão de lançamento até março”.
A meta determinada pelo Prefeito para 2025 é de 100%, que representa o nível Diamante. “É o mínimo que se espera” disse o Controlador-Geral. Floripa é polo de inovação, a Ilha do Silício, mas faltava o setor público municipal.
A lei de acesso à informação, outro instrumento fundamental para a imprensa, especialmente o jornalismo investigativo, foi recém atualizada. O Prefeito só esperou passar a reeleição, publicou no day after. Poderia ter feito antes para se promover, mas nem precisou.