Blog do Prisco
Notícias Últimas

Florianópolis recebe Seminário do Fórum Nacional de Entidades Metropolitanas

Nos dias 28 e 29 de maio, a capital catarinense será palco do seminário do Fórum Nacional de Entidades Metropolitanas (FNEM), que reunirá presidentes de órgãos metropolitanos de diversos estados brasileiros, especialistas internacionais, representantes do Governo Federal e acadêmicos. O evento ocorrerá na sede da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, com início às 09h em ambos os dias.

Durante o seminário, além da reunião ordinária da entidade, serão discutidos temas cruciais para a governança interfederativa, com ênfase nas necessidades legislativas e no fortalecimento do Estatuto da Metrópole. As discussões pretendem abordar os desafios e as soluções para uma gestão eficiente das regiões metropolitanas, promovendo o intercâmbio técnico e político necessário para o avanço dessas áreas.

Gilson Santos, presidente do FNEM e diretor-presidente da Agência de Assuntos Metropolitanos do Governo do Paraná, destacou a importância do evento para o avanço das políticas metropolitanas no Brasil. “O FNEM é uma oportunidade ímpar para discutirmos as necessidades legislativas e as melhores práticas de governança interfederativa. O intercâmbio de experiências entre os diferentes estados e países fortalece a construção de soluções partilhadas para as regiões metropolitanas brasileiras”, afirmou Santos.

Com ciclo de encontros em vários estados brasileiros, nesta edição, a Superintendência de Desenvolvimento das Regiões Metropolitanas de Santa Catarina – Sudesc será a anfitriã, e se prepara para receber os dirigentes metropolitanos. “É uma honra para Florianópolis sediar este importante encontro. Estamos comprometidos em contribuir para o fortalecimento das políticas metropolitanas e acreditamos que este seminário será fundamental”, afirmou Rafael Biff, presidente da Sudesc.

FNEM

O FNEM tem como missão criar espaços de diálogo e promover encontros que possibilitem o intercâmbio técnico e político entre as entidades metropolitanas. Além disso, busca auxiliar na construção de soluções partilhadas e na gestão das funções públicas de interesse comum, fortalecendo institucionalmente as regiões metropolitanas do país.