Vinte anos se passaram desde que um sonho tomou forma e se fez movimento. Um sonho de cidade vibrante, onde o progresso não sufoca a natureza, a história não se perde no tempo e a inovação encontra espaço para florescer sem romper as raízes. A Associação FloripaAmanhã nasceu do desejo de tornar Florianópolis mais do que um cartão-postal, e sim um lar próspero, justo e sustentável.
Foram 20 anos de fomento ao desenvolvimento inteligente, de estímulo à cidadania ativa, de cooperação entre público e privado, de presença nos espaços de decisão. Vinte anos de olhar atento às políticas públicas, de defesa da ordem natural, cultural e social, de incentivo à inovação que gera riqueza sem desamparo, que constrói sem destruir, que avança sem esquecer, onde a economia se alinha com o bem-estar, onde o mar e a terra coexistem em equilíbrio, onde a cultura não se desfaz diante da pressa do progresso.
Há muito a fazer, porque um futuro melhor é fruto de trabalho, consciência e compromisso. A capital catarinense é uma cidade de contrastes e potencialidades. De um lado, carrega a herança histórica e cultural dos povos que moldaram sua identidade, cujas tradições ainda ecoam nas ruas e festividades locais. De outro, enfrenta os desafios do crescimento populacional, do desenvolvimento tecnológico, da segurança pública e da necessidade de preservar seus recursos naturais.
A FloripaAmanhã se baseia na cooperação entre agentes públicos, empresariais e acadêmicos, além de ouvir ativamente a sociedade civil em um diálogo democrático e plural. Um dos pontos centrais desse debate é a qualidade de vida da população. Florianópolis tem um dos mais altos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil, mas esse indicador precisa ser constantemente monitorado para que os avanços sejam sustentáveis e acessíveis a todos. Aspectos como saúde, acesso à educação de qualidade, geração de empregos e fortalecimento do turismo são pautas constantes nas discussões da Associação.
Além disso, a segurança pública é uma preocupação crescente. A entidade não apenas antecipa os desafios, mas propõe soluções, fomenta estudos e estimula as boas práticas em governança urbana na direção de um futuro equilibrado em seus múltiplos aspectos. Planejar sem sufocar, crescer sem apagar rastros, desenvolver sem desfigurar.
Na FloripaAmanhã as ideias tomam forma e a cidade se desenha com mais humanidade aprendendo a pensar sobre si e, sempre à espreita, busca iluminar caminhos lembrando que o futuro se constrói agora, com os pés na areia e os olhos no horizonte.
*Luiz Alberto Silveira, médico e membro da FloripaAmanhã