Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Formação Técnica do SENAR celebra 10 anos com transformações no agronegócio catarinense e em todo o País

Uma das ações mais recentes que evidenciam a força dos cursos técnicos foi a visita da turma do curso Técnico em Agronegócio do Polo do Sistema Faesc/Senar e Sindicato de Rio do Sul à propriedade de um ex-aluno, que implementou seu projeto de conclusão no próprio empreendimento rural

Nos 10 anos dos Cursos Técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em todo o País, Santa Catarina tem muito a comemorar. O Estado, por meio do Sistema Faesc/Senar e dos Sindicatos Rurais, foi um dos pioneiros no projeto-piloto iniciado em 2015. Desde então, milhares de produtores, trabalhadores rurais e seus familiares concluíram formações técnicas de nível médio, na modalidade semipresencial.

Hoje, Santa Catarina soma 17 polos e oferece os Cursos Técnicos em Agronegócio, Agropecuária, Zootecnia, Fruticultura, Florestas e Agricultura.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, enfatiza que a formação técnica oferecida pelo Sistema Faesc/Senar representa uma ferramenta transformadora, que prepara profissionais para atuarem em um setor cada vez mais exigente, competitivo e promissor. “Trata-se de uma iniciativa que fortalece as propriedades e empresas rurais ao promover conhecimento, estímulo à inovação, à sustentabilidade e à gestão eficiente. Estamos satisfeitos com os resultados desses 10 anos de investimento no futuro do agronegócio — setor que move a economia do estado e de todo o País”.

A FORÇA DOS CURSOS TÉCNICOS

Uma das mais recentes ações que demonstra a força dos cursos técnicos foi uma visita da turma do Técnico em Agronegócio do Polo de Rio do Sul (SC) à propriedade Manos Mudas e Granja Schad, situada em Laurentino.

A escolha dos locais para realização das visitas técnicas e atividades práticas levou em consideração a temática da Unidade Curricular: Técnicas e Sistemas de Produção Agropecuária.  De acordo com o tutor Gustavo Bachmann, a ação visou promover aos alunos, a realidade da propriedade rural e os desafios encontrados no meio. Além disso, apresentou alternativas e métodos de produção agropecuária.

Outro aspecto importante é que a propriedade visitada também tem história na formação técnica, conforme explicação do produtor no decorrer deste texto.

A troca de experiências entre produtores e alunos proporcionou um momento de aprendizado significativo. A vivência prática permitiu aos estudantes visualizarem diferentes sistemas produtivos e compreenderem, de forma concreta, os desafios e oportunidades do setor agropecuário. A visita contribuiu para o desenvolvimento do olhar técnico, crítico e investigativo dos participantes, estimulando o interesse por soluções sustentáveis e inovadoras no campo.

A aluna Michele Klasener Wetzstein compartilhou da sua experiência: “Poder realizar a conexão teoria-prática, através da visita técnica, permitiu a aplicação na prática dos conceitos aprendidos em sala de aula, reforçando o entendimento teórico. Além de tornar o aprendizado algo prazeroso foi possível, através de questionamentos ao produtor, esclarecer dúvidas sobre o manejo da sua propriedade e sobre mercado onde está inserido. ”

O produtor também compartilhou sua perspectiva e destacou que a visita da turma do curso Técnico em Agronegócio pelo Sistema Faesc/Senar (Polo de Rio do Sul), foi algo sensacional. “Além de concluir a formação no mesmo curso há um ano, ter a propriedade escolhida como ‘base de estudos’ de uma cultura teoricamente nova no meio rural é algo que enche nossa família de orgulho. Buscamos sempre melhorar e inovar na atividade e, quando esse trabalho ganha visibilidade, a gente passa a ter uma sensação de dever cumprido.”

Além disso, ele destacou a satisfação pela oportunidade de mostrar aos alunos o processo de implantação do projeto tema de seu Trabalho de Conclusão de Curso: “A viabilidade do consórcio de ovinos com noz-pecan. Foi gratificante e espero ter agregado algo de positivo para esses futuros técnicos em agronegócio. ”

 

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

Foto  – Troca de experiências entre produtores e alunos proporcionou um momento de aprendizado significativo. (Foto Divulgação)

Posts relacionados

São Lourenço do Oeste e Novo Horizonte sediam primeiros treinamentos de Legislação Aplicada ao Transporte Agrícola

Redação

Sistema FAESC/SENAR forma turma do Curso Técnico em Zootecnia em Braço do Norte

Redação

FAESC é parceira da Frente Parlamentar para o Fortalecimento da COP30

Redação