Notícias

Fórum Catarinense do Agronegócio discute a crise no abastecimento de milho

O Fórum Catarinense do Agronegócio traz para Florianópolis os maiores especialistas do país em busca de soluções para a crise no abastecimento de milho em Santa Catarina. As principais lideranças do agronegócio do país confirmaram presença nesse encontro da cadeia produtiva, que buscará soluções para a falta do insumo vital para a alimentação de aves, suínos e bovinos no Estado. O governador Raimundo Colombo e o secretário da Agricultura e da Pesca do Estado, Moacir Sopelsa, estarão na abertura do evento e também é esperada a presença do ministro da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi. O Fórum Catarinense do Agronegócio acontece na próxima terça-feira, 14, às 9h30, no auditório da Federação das Indústrias do Estado (Fiesc) será transmitido ao vivo pelo Canal Rural.

O Fórum iniciará com a apresentação dos números da agropecuária catarinense e da produção de milho no estado, feita pelo secretário adjunto da Agricultura e da Pesca, Airton Spies.  O analista de Safras & Mercado, Paulo Molinari, falará sobre as expectativas da produção de milho na safra 2016/2017 no país. Conforme o último levantamento de Safras & Mercado, a produção nacional do grão deverá ficar em 78,9 milhões de toneladas na temporada 2015/2016. O número representa um recuo de 10,7% em relação à safra anterior, de 88,3 milhões de toneladas. As projeções do mercado mundial serão analisadas pelo presidente institucional da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Sérgio Luis Bortolozzo, que focará no futuro o grão.

O evento discutirá também o Programa de Incentivo ao Plantio de Milho em Santa Catarina, uma parceria entre cooperativas, produtores e Governo do Estado para ampliar a oferta de milho no estado. A intenção é aumentar em um milhão de toneladas a produção de milho na próxima safra em Santa Catarina. Através do Programa, os agricultores receberão um pacote de insumos da Fecoagro, com a meta de colher até 166 sacos por hectare, para pagar com a safra. Parte da produção deverá ser vendida a preço fixo para as cooperativas, que terão a garantia de venda para as agroindústrias.

O secretário da Agricultura, Moacir Sopelsa, destaca que o Programa, além de estimular a ampliação de área de plantio, também recomenda a adoção de tecnologia de ponta para aumentar a produtividade. A Secretaria da Agricultura e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) darão o apoio institucional ao projeto.

O Fórum do Agronegócio é gratuito e aberto ao público. A programação completa do fórum e a ficha de inscrição podem ser encontradas nos sites do Canal Rural (www.canalrural.com.br) e da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado (Fecoagro-SC) (www.fecoagro.coop.br). O Fórum é organizado pelo Canal Rural e tem o apoio da Secretaria da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina, da Organização das Cooperativas Agropecuárias de SC (Ocesc), da Fecoagro-SC, da Assembleia Legislativa Catarinense (Alesc) e da Fiesc. O apoio institucional é da Federação da Agricultura do Estado (Faesc), Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetaesc) e Sindicato das Indústrias de Carne do Estado de SC (Sindicarne).

Sair da versão mobile