Vereador Nicola Martins fala sobre a conectividade da Câmara Municipal de Criciúma durante o evento que reunirá prefeitos, gestores e servidores da região
O surgimento das cidades inteligentes também passa pela atuação do poder legislativo municipal. Durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes do Sul Catarinense, que acontece na próxima quinta-feira (23), em Criciúma, as ações de conexão e integração da Câmara Municipal da cidade serão apresentadas no evento que reúne prefeitos, gestores e servidores públicos para tratar de modernização, tecnologia e inovação nos municípios da região. O Fórum é promovido pela Rede Cidade Digital em parceria com a Prefeitura de Criciúma, com apoio do Senac e das Associações de Municípios AMREC, AMUREL e AMESC.
O vereador de Criciúma, Nícola Martins, apresenta como a Câmara Municipal de Criciúma atua para melhorar a eficiência nos processos legislativos. Entre as ações, ele destaca a adoção de diversos serviços como a gestão sem papel e conexão direta com a Prefeitura através de um sistema integrado.
Além desses serviços, acrescenta o vereador, há também a busca por maior transparência na entrega de serviços ao munícipe através da presença online dos servidores da Câmara nas redes sociais e veículos de comunicação. “É uma forma de ampliar a comunicação com a população, de receber a demanda de comunicados que está sendo feita (…). Acredito que sejam essas situações que nós precisamos destacar para poder mostrar para a população que é possível atuar pelas redes sociais, no plenário e na rua, que o vereador não pode estar focado somente num ponto e cada vez mais utilizar as redes sociais como uma ferramenta de comunicação com a população”, avalia o vereador.
Nícola Martins também encabeça o movimento para que as cidades do Sul de Santa Catarina se preparem para a chegada do 5G, tecnologia que deve impulsionar o surgimento das cidades inteligentes no país. Os 12 municípios que integram a AMREC, por exemplo, já contam com a mesma legislação aprovada visando facilitar a implantação das novas antenas. São eles: Balneário Rincão, Cocal do Sul, Criciúma, Forquilhinha, Içara, Lauro Müller, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Orleans, Siderópolis, Treviso e Urussanga.
Programação – Além das ações da Câmara de Vereadores e Prefeitura de Criciúma, Orleans, Sombrio, Laguna, Morro da Fumaça, São Martinho e Turvo apresentam as inovações implementadas nas cidades. No evento, os gestores também poderão conhecer soluções disponibilizadas pelas empresas 1Doc, Softplan, Aprova Digital, WebBrain, Betha Sistemas, Appso Tecnologia, Global Tecnologia, Voxcity Tecnologia e Contato Internet.
Conforme explica o diretor da RCD, José Marinho, o Fórum de Cidades Inteligentes tem o objetivo de facilitar o acesso a diversas tecnologias e promover a troca de experiências entre sobre a implantação de ferramentas que visam melhorar os serviços prestados à população. “O objetivo é abordar tudo que tem sido feito visando melhorar a oferta de serviços. A pandemia intensificou mais esse movimento com a implementação de políticas públicas voltadas para melhorar a vida das pessoas por meio da tecnologia e da inovação”, observa o diretor da RCD.
As inscrições para o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes do Sul Catarinense são gratuitas para servidores públicos, representantes de academia/universidades e devem ser feitas pelo sympla.com.br/rcd.
Serviço:
Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes do Sul Catarinense
23 de março de 2023
Local: Auditório Faculdade Senac- Criciúma
Inscrições gratuitas para servidores públicos, entidades e universidades: