A Associação e Federação dos Hospitais de Santa Catarina e Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (AHESC-FEHOESC-FEHOSC) e o Fórum Parlamentar Catarinense, coordenado pela deputada federal Carmen Zanotto se reuniram hoje, na Câmara dos Deputados, com os representantes das instituições hospitalares do Estado.
As entidades representam 183 hospitais privados e filantrópicos que atendem o SUS em Santa Catarina, aproximadamente 70% da população.
“Este encontro é muito importante para compreendermos as dificuldades que os hospitais vem enfrentando”, destaca a coordenadora do Fórum.
Além dos deputados e senadores, o encontro de trabalho contou, ainda, com a presença do Secretário de Estado de Articulação Nacional, Diego Goulart e demais representantes de entidades do setor como o presidente da Confederação Nacional de Saúde, Breno Figueiredo Monteiro.
“O modelo de Santa Catarina, de participação e união, poderá ser estendido para vários estados da federação”, considera Monteiro, ao destacar o trabalho exemplar da Bancada Catarinense.
Os representantes do segmento hospitalar iniciaram a exposição com um breve Raio-X do setor e agradeceram o empenho dos parlamentares com as demandas dos hospitais filantrópicos de Santa Catarina.
O Fórum Parlamentar Catarinense estabeleceu que irá encaminhar um ofício à Secretaria Especial da Presidência da República (Segov) manifestando preocupação com a dificuldade em adquirir equipamentos da área hospitalar em função da morosidade do repasse mesmo após conclusão do processo licitatório.
Fotos: Robson Gonçalves