O Fórum Parlamentar Catarinense abraçou a defesa do Porto de Itajaí, que vive uma crise com a perda de cargas para o terminal privado de Navegantes, o que prejudica a cidade como um todo, provocando queda na arrecadação e desemprego. A bancada catarinense, que se reuniu nessa quinta-feira, dia 9, irá buscar uma solução para o impasse jurídico que impede a renovação do contrato com a APM, que prevê investimentos para a modernização do Porto de Itajaí.
“Sem investimentos, o porto continuará perdendo cargas, o que o levará a falência. Isso é preocupante para toda a Santa Catarina, pois o porto é estratégico, e também para toda a comunidade que vive do trabalho portuário ”, alertou o deputado Mauro Mariani.
Na quinta-feira, dia 16, a bancada catarinense reúne-se com o advogado-geral da União, ministro Luís Inácio Lucena Adams, para tentar buscar um entendimento que permita a renovação do contrato com a APM.
O prefeito de Itajaí, jandir Bellini, também demonstrou preocupação diante do impasse. “O porto de Itajaí não é só da cidade, mas de todo o Estado e contribui para a economia catarinense. Esperamos que a força política do fórum nos ajude a resolver este problema”, disse ele em reunião dessa quinta-feira em Brasília.
Foto: PAC, governo federal, arquivo, divulgação (capa); interma, Marcelo Tolentino, divulgação