Destaques Notícias - Lateral

FPM apresenta queda real de 4,11% em maio

Nesta sexta-feira (29) entrou na conta dos Municípios a terceira e última parcela do Fundo de Participação dos Municípios – FPM referente ao mês de maio. Com esta parcela, o repasse do FPM de maio para a soma dos Municípios catarinenses fecha em R$ 312, 9 milhões. Segundo cálculos da Federação Catarinense de Municípios – FECAM, esse resultado é 4,06% maior do que o mês de maio de 2014. No entanto, se considerada a inflação acumulada dos últimos 12 meses, houve na realidade uma queda real de 4,11%.

PARCELA EXTRA EVITOU DESASTRE

O resultado não foi pior porque em maio os Municípios receberam uma parcela extra de R$ 9.509.992,49, decorrente da classificação por estimativa das receitas de IPI e IR. “Sem esse recurso o acréscimo frente ao mesmo período do ano anterior seria de apenas 0,9% em termo nominais”, explica o economista da FECAM, Alison Fiuza.

No acumulado do ano houve um aumento de 5,44% no valor nominal desses cinco primeiros meses do ano em relação ao mesmo período do ano anterior. Já considerando a inflação essa variação é negativa em 2,73%.

“O crescimento do FPM vem caindo de acordo com a desaceleração da economia brasileira, impactando também as receitas dos Municípios”, informa Fiuza. Considerando a base de arrecadação par a composição do FPM em maio de 2015 em relação a igual período de 2014, a arrecadação do Imposto de Renda teve uma queda real de 8,83% e do Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI de 11,93%.

A baixa expectativa em relação ao nível de consumo e de investimentos para o mês de junho, além do aumento da inflação e das taxas de juros, leva a acreditar que a desaceleração no crescimento do FPM vai continuar. A Secretaria do Tesouro Nacional estima uma queda em torno d 11% na arrecadação do FPM.

Foto: cadaminuto.com.br, reprodução

Posts relacionados

Jorge Bornhausen: transbordando lucidez e sensibilidade política

Redação

FECAM homenageia a primeira prefeita eleita de Santa Catarina na véspera do Dia Internacional da Mulher

Redação

Indústria de Santa Catarina lidera ranking nacional de participação no mercado de trabalho

Redação
Sair da versão mobile