Notícias Últimas

Geovania de Sá relembra a experiência profundamente impactante ao visitar Israel durante a guerra

A catarinense fez pronunciamento durante a sessão solene em homenagem à criação do Estado

A deputada federal Geovania de Sá (PSDB) participou de uma sessão solene, nesta terça-feira (21), em Brasília, para homenagear a data nacional da criação do Estado de Israel. O evento marcou os 76 anos da fundação do país, que ocorreu em 14 de maio de 1948, por meio de uma resolução da Organização das Nações Unidas (ONU).

Durante a sessão, a deputada Geovania de Sá destacou seu compromisso contínuo com a defesa do Estado de Israel desde que assumiu seu mandato em 2015. A parlamentar mencionou que apoiar Israel tem sido uma de suas principais bandeiras políticas ao longo dos anos. “Esta defesa se alinha com a política externa de vários segmentos do governo brasileiro, que têm reforçado os laços diplomáticos e comerciais com Israel. Em março deste ano, estive em Jerusalém representando o Brasil na Conferência promovida pela Israel Allies Foundation (IAF), como a única parlamentar brasileira integrante da Fundação Aliados de Israel. A fundação visa fortalecer a rede de legisladores que estão na linha de frente da defesa de Israel no mundo. Durante minha visita, presenciei o local do trágico massacre ocorrido em 7 de outubro de 2023, quando cerca de 70 militantes do Hamas atacaram Kfar Aza, um kibutz localizado a cerca de 3 quilômetros da fronteira com a Faixa de Gaza. Esse ataque resultou na morte de 56 residentes e no sequestro de 19 pessoas, destacando a realidade dura e as tensões vividas por comunidades próximas à Faixa de Gaza”.

Ainda em seu pronunciamento, Geovania pontuou que a experiência foi profundamente impactante e sublinha os desafios diários enfrentados por essas comunidades. “O incidente em Kfar Aza serve como um lembrete das contínuas ameaças e da necessidade de apoio e solidariedade internacional na defesa de Israel. A conferência também me proporcionou um entendimento mais profundo da história e da importância cultural e religiosa de Binyamin, na Judéia e Samaria. As visitas a locais estratégicos e bíblicos serviram para contextualizar as questões políticas e de segurança que afetam a região. A conferência culminou em uma resolução conjunta emitida pelos legisladores participantes, reafirmando o compromisso e o apoio à causa de Israel. Essas experiências contextualizam as complexidades políticas e de segurança que afetam a região e destacam a necessidade de um compromisso contínuo com a paz e a estabilidade”, finalizou.

A sessão solene serviu para reforçar a importância das relações bilaterais entre Brasil e Israel, celebrando a história e as conquistas do Estado israelense.

Sair da versão mobile