Evento começa na próxima quinta-feira (9), em Florianópolis. Objetivo é estimular o surgimento das cidades digitais e inteligentes no Estado por meio do uso de tecnologia
Florianópolis sedia na semana que vem o maior evento sobre o uso de tecnologia para aprimoramento dos serviços públicos, principalmente para pequenas e médias cidades que precisam de projetos para desenvolvimento e crescimento social e econômico. Representantes de aproximadamente 100 municípios já estão inscritos para o 1º Congresso Catarinense de Cidades Digitais, que será realizado dias 9 e 10 de junho, no auditório da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), pela Rede Cidade Digital (RCD), em parceria com a Prefeitura da capital catarinense.
Entre os inscritos, há prefeitos e gestores de municípios representando os estados da Bahia, Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso e Ceará, os quais contribuirão para enriquecer ainda mais os diálogos e troca de conhecimentos. Segundo o diretor da RCD, José Marinho, “isto permitirá que seja seguido o princípio de rede, pautado pela interação entre as pessoas, entre os municípios e estados, para que colaborativamente seja possível inovações nas cidades e melhoria na vida das pessoas”.
O evento é gratuito para servidores públicos e as inscrições ainda podem ser feitas pelo sitehttp://congressosc.redecidadedigital.com.br . O objetivo é estimular o surgimento das cidades digitais e inteligentes no Estado por meio do compartilhamento de modelos nas principais áreas de atuação das Prefeituras, como gestão, saúde, educação, segurança, turismo, mobilidade urbana e desenvolvimento econômico.
No encontro, diversos assuntos estarão em pauta e serão importantes, conforme o diretor da RCD, para aproximar prefeitos, gestores e vereadores das novas tecnologias e a importância de se inserir no planejamento de governo o uso das TIC. “São vários níveis para evolução de uma cidade e durante o Congresso os participantes poderão conhecer ferramentas, exemplos de cidades digitais, conceitos e toda a transversalidade que a tecnologia sugere e viabiliza para o processo de desenvolvimento das localidades”, reforça.
O 1º Congresso Catarinense de Cidades Digitais tem o patrocínio master da Softplan, ENW – Inteligência em imagem e Telecom e Paradigma Business Solutions; patrocínio prata da Current – powered by GE e Khomp; e patrocínio bronze do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), NovaKoasina, CORINGA – Sistemas Inteligentes de Segurança, VIAGEO – Tecnologia em Geoprocessamento e PartcipAtiva Tecnologia em Educação.
A iniciativa também é apoiada por diversas entidades: Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc), Federação das Indústrias de Santa Catarina e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Santa Catarina (FIESC-SENAI), por meio do Instituto SENAI de Tecnologia em Automação e TIC, SEBRAE; União dos Vereadores de Santa Catarina (UVESC); das Associações de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (AMUNESC), Região da Grande Florianópolis (GRANFPOLIS), Região de Laguna (AMUREL), Foz do Rio Itajaí (AMFRI), Médio Vale do Itajaí (AMMVI), Alto Uruguai (AMAUC), Extremo Oeste (AMEOSC), Alto Irani (AMAI), Alto Vale do Rio do Peixe (AMARP), da Região Carbonífera (AMREC) e Região Serrana (AMURES); Prefeituras de Rio do Sul, Itajaí, Laguna e Blumenau; Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do Departamento de Ciências da Administração (CAD), Connected Smart Cities, iCities, Instituto Cidade Democrática, Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), Associação das Empresas de Tecnologia da Informação, Software e Internet de Santa Catarina (Assespro-SC), Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas (RBCIH) e Associação Brasileira de Empresas de Soluções de Telecomunicações e Informática (ABEPREST).
Serviço:
1º Congresso Catarinense de Cidades Digitais
09 e 10 de Junho – Florianópolis
Auditório Egon Freitag – Fiesc
Horário – 8h às 18 horas