Blog do Prisco
Manchete

Gilson Marques: Reforma Tributária pune Santa Catarina

Câmara aprova Reforma Tributária depois de alterações do Senado

Na sexta-feira (15), a Câmara dos Deputados aprovou a PEC 293/04 que trata da Reforma Tributária. O texto manteve parte das alterações feitas pelo Senado Federal. O Deputado Gilson Marques (NOVO-SC) votou contra a proposta e deixou claro que essas alterações pioraram ainda mais a proposta. 

“Nada é tão ruim que não possa piorar. Após as alterações do Senado a PEC ganhou mais exceções e regimes diferenciados, atendo lobistas; teve aumento do fundo de desenvolvimento regional, ou seja, da transferência de recursos para estados de menor arrecadação, punindo os estados mais produtivos, como é o caso de Santa Catarina e, por fim, mais impostos para a população pagar. Votei contra essa reforma na Câmara e também votei contra o novo texto, com as alterações do Senado. O Brasil não se cansa de perder oportunidades e o que era um tema de enorme importância, mais uma vez foi desfigurado por conta dos interesses setoriais”, disse Gilson.  

A proposta que veio do Senado também obrigava que o IS, conhecido como “imposto do pecado”, deveria incidir sobre armas e munições. Mas, um destaque da oposição acabou vencedor e suprimiu essa parte do texto. 

“Foram cerca de 12 horas de obstrução da oposição. No fim, conseguimos essa pequena vitória, suprimindo o imposto seletivo sobre a aquisição de armas e munições, que visava apenas prejudicar o cidadão comum, em especial o mais pobre, já que aumentaria o custo, dificultando o acesso à autoproteção”, comemorou Marques. 

Agora, a PEC segue para promulgação das Mesas da Câmara e do Senado.

Foto: Zeca Ribeiro/ Câmara dos Deputados

Posts relacionados

CGE investiga 17 empresas após suspeita de fraudes apontada pela Secretaria de Administração

Redação

Prefeito Eduardo Freccia apresenta avanços econômicos de Palhoça na FIESC

Redação

Naatz propõe mobilização política e empresarial contra corte de recursos para obras estruturais em SC

Redação