O governador Raimundo Colombo esteve na manhã desta quarta-feira, 31, na Secretaria de Estado da Defesa Civil para acompanhar a situação das chuvas em Santa Catarina. Em uma semana já choveu 259,2 milímetros, volume que supera o previsto para todo mês de maio no Estado. Foram registradas até as 11h desta quarta-feira, 31, ocorrências como alagamentos, quedas de árvores, inundações e deslizamentos em 47 municípios. Ao todo, 87 pessoas ficaram desalojadas, 233 desabrigadas preventivamente, 520 foram afetadas e 126 residências foram danificadas.
“O alerta está sendo cumprido tanto pela Defesa Civil quanto pelos municípios. Há risco de deslizamentos. A chuva ainda vai ser intensa entre esta quarta e quinta. E segue a previsão de chuva para semana que vem. Por isso, temos que trabalhar com bastante informação e atuar de todas as formas para administrar os possíveis riscos ocasionados pelas chuvas. As barragens estão cumprindo o seu papel e estão protegendo bastante a população. Vamos continuar monitorando, informando e prestando toda assistência possível”, explicou o governador.
>>> Relatório da Defesa Civil sobre as ocorrências em Santa Catarina
>>> Barragens no Vale do Itajaí operam com 38% da capacidade
Conforme a previsão do setor de meteorologia da Epagri/Ciram, em 48 horas, entre esta quarta e quinta-feira, o acumulado de chuva pode chegar a 150mm no Sul de Santa Catarina, e esse total pode ser superado em localidades isoladas. Também é preciso manter atenção voltada para algumas regiões do Estado onde ocorreu a elevação no nível dos rios nos últimos dias e o solo encontra-se encharcado devido à chuva persistente.