Fotos: Eduardo Valente / GOVSC
O programa SC Levada a Sério – 2ª Edição – Prestando Contas chegou a Jaraguá do Sul, no Planalto Norte, nesta segunda-feira, 14. Durante o evento, no Centro Empresarial, com gestores da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (AMVALI), o governador Jorginho Mello assinou a ordem de serviço para a construção de duas áreas de escape na SC-418, na Serra Dona Francisca, que serão construídas nos Kms 15,3 e 17,4. Os trabalhos devem começar em 15 dias.
“O objetivo, com a construção das áreas de escape, é melhorar a segurança viária da rodovia. São locais que vão funcionar como um dispositivo extra de segurança, em caso de pane ou emergências. Então, eu estou muito feliz de poder anunciar isso aqui pra região, porque é uma ação que vai evitar acidentes, vai ajudar a preservar muitas vidas neste trecho da rodovia”, disse o governador Jorginho Mello.
De acordo com o secretário adjunto da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), Ricardo Grando, a empresa que vai assumir a obra tem a qualificação técnica necessária, já que é um serviço de difícil execução. “Demos a ordem de serviço hoje e a previsão é que os trabalhos terminem em 24 meses. A obra prevê também aumento do raio de uma curva e a revitalização do estacionamento do mirante. O investimento total é de cerca de R$ 35 milhões. Uma ação do Governo do Estado muito relevante e esperada. Felizmente, hoje, demos esse passo importante para a concretização dessa obra”, enfatizou o secretário.
Outras entregas para a região
A Polícia Civil de Jaraguá do Sul recebeu 9 novas estações de trabalho avançadas, com modernos softwares de investigação criminal e quinze monitores. A aquisição faz parte de um esforço do Governo do Estado para modernizar e fortalecer as instituições. Os recursos são provenientes do Fundo de Melhoria da Polícia Civil e do Fundo de Reconstituição de Bens Lesados do Ministério Público.
E foi descerrada, de forma simbólica, a placa de inauguração do Posto de Emissão de Documentos de Identificação da Polícia Científica. O novo posto de emissão de documentos, que fica no Partage Shopping, tem a expectativa de atendimento de mais de 100 pessoas por dia, permitindo o fácil acesso da população aos serviços de identificação.
Entrega de licença ambiental do IMA
Foi entregue para a prefeitura de São João do Itaperiú e à empresa responsável pela obra, a Licença Ambiental Prévia (LAP) visando a futura instalação de um aterro sanitário na cidade, com operação de cerca de 50 anos.
Santa Catarina Levada a Sério — Prestando Contas
O encontro desta segunda-feira, 14, reforça a importância da parceria com os gestores municipais e o compromisso do Governo do Estado em investir nas obras prioritárias que geram desenvolvimento em todas as regiões.
“É sempre um encontro muito produtivo, a gente mostra o que vem realizando, faz entregas e, o que é muito importante, faz uma conversa olho no olho com os prefeitos pra construir parceria e investir no que realmente importa pras pessoas. Hoje foi a vez de ouvir as demandas dos gestores das sete cidades que fazem parte da Amvali”, destacou Jorginho Mello. O governador ainda agradeceu o apoio que o programa tem recebido dos deputados estaduais que também têm acompanhado o roteiro pelo estado.

A série de encontros regionais faz parte da estratégia do Governo do Estado de prestar contas à sociedade e fortalecer o planejamento conjunto com os municípios. A solenidade em Jaraguá do Sul, na região da AMVALI foi a décima segunda rodada do Programa SC Levada a Sério, que já passou por São José (GRANFPOLIS), São Miguel do Oeste (AMEOSC), Criciúma (AMREC), Rio do Sul (AMAVI), Mafra (AMPLANORTE), Joinville (AMUNESC), Chapecó (AMOSC), Itajaí (AMFRI), Videira (AMARP), Joaçaba (AMMOC) e Tubarão (AMUREL).
O presidente da AMVALI e prefeito de São José do Itaperiú, Rovâni Delmonego, agradeceu a presença do governador na região. “Em nome dos municípios aqui da AMVALI, eu parabenizo o senhor governador Jorginho e toda a sua equipe por essa iniciativa do SC Levada a Sério. Isso mostra o quanto o governador é municipalista e sabe que é no município onde tudo acontece. Então, em nome dos prefeitos, o nosso muito obrigado por nos atender e ouvir os nossos pleitos. Santa Catarina é um Estado pequeno territorialmente, mas com um coração gigante, assim como os investimentos realizados pelo Governo do Estado. Tenho certeza de que estamos no caminho certo. Muito obrigado”, finalizou o prefeito.
Além de Jaraguá do Sul, fazem parte da AMVALI os municípios de Corupá, Guaramirim, Barra Velha, Massaranduba, São João do Itaperiú e Schoereder.