O governador Raimundo Colombo participou nesta terça-feira, 09, em Joinville, da abertura oficial da 15ª Expogestão, Congresso Nacional de Atualização em Gestão, no Complexo Expoville. Considerado um dos maiores eventos corporativos do Brasil, o congresso segue até a quinta-feira, 11, e reúne na programação palestras e workshops, além de uma feira de produtos, serviços e soluções empresariais.
“Os desafios da gestão tanto pública, quanto privada estão muito fortes e a Expogestão reúne empresários de Santa Catarina e do país para discutir inovação, qualidade na gestão e bons resultados. Isso nos anima, é exatamente esta a forma, temos que melhorar nossa produtividade e eficiência para melhorar os resultados. Este congresso é uma oportunidade para um amplo debate, para avaliarmos tudo que diz respeito a nós mesmos e a nossa sociedade, oportunidade de pensar, ouvir, construir e realizar”, destacou o governador.
Líderes empresariais, gestores e público em geral poderão trocar ideias sobre assuntos como liderança, inovação, marketing, negócios, comportamento e qualidade de vida. O evento conta com 13 palestrantes, mais de 40 workshops e deve reunir mais de seis mil pessoas.
“Santa Catarina é referência em empresas inovadoras e de alto valor agregado. Um evento como a Expogestão contribui para melhorar o ambiente de negócios em nosso Estado”, desse o secretário de Desenvolvimento Econômico é Sustentável, Carlos Chiodini.
Raimundo Colombo destacou que o último ano foi desafiador. Ao mesmo tempo em que a arrecadação encolheu por conta da economia instável e da diminuição do consumo, a demanda pelos serviços públicos aumentou. “Mesmo assim, em Santa Catarina optamos por não aumentar impostos, foram feitas reformas profundas na estrutura do Estado, buscamos diminuir despesas e aplicar melhor os recursos disponíveis sem deixar de investir”, salientou Colombo.
O governador disse ainda que o impacto da crise foi grande na economia brasileira, mas começa a dar bons sinais. “O primeiro quadrimestre foi positivo. Em todos os vetores analisados, os resultados são positivos, a arrecadação também melhorou. Precisamos que a retomada do crescimento da economia seja confiável, seguro e permanente”.
O presidente da Fiesc, Glauco Corte, informou que Santa Catarina teve um crescimento de 5% no primeiro trimestre em comparação ao mesmo período do ano passado e a exportação 17% e foram gerados 18 mil empregos pela indústria. “É o início do crescimento da economia de Santa Catarina.”