Blog do Prisco
Destaques

Governador lamenta falecimento de Maria Gertrudes da Luz Gomes, fundadora da Associação de Voluntário do Hospital Infantil

O governador Jorginho Mello lamenta profundamente o falecimento Maria Gertrudes da Luz Gomes, 89 anos, presidente e fundadora da Associação de Voluntários de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente (Avos) do Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG). O velório começa às 13h deste domingo, 15, no Cemitério Jardim da Paz, em Florianópolis, com sepultamento às 17h30.

“Lamento profundamente o falecimento da Dª Maria Gertrudes. Que Deus conforte familiares e amigos. Fica o legado de dedicação e entrega como voluntária e fundadora da Avos”, declarou Jorginho Mello.

Florianopolitana nascida no Bairro José Mendes, a Vovó Gertrudes, como é conhecida, começou o serviço voluntário ainda no antigo Hospital Infantil Edith Gama Ramos, no Centro de Florianópolis, com um grupo de amigas. Fundou a Avos em 1975 e transformou a associação em umas das principais instituições do país no atendimento à criança enferma, hoje braço direito do HIJG.

Mesmo com o avançar da idade, acompanhava de perto a administração da associação, que fica anexa ao Hospital. Sempre atenta, Dona Maria Gertrudes tem o respeito e a admiração de todos. Cuidava para que houvesse harmonia entre os cerca de 90 voluntários e 30 funcionários da Avos e na Casa de Apoio Vovó Gertrudes, construída para abrigar as crianças e adolescentes com câncer e suas famílias, que vêm para o tratamento no HIJG.

Dona Maria Gertrudes deixa quatro netos, seis bisnetos e muitos filhos de coração, que são os pacientes atendidos pelo voluntariado ao longo destes 47 anos de Avos e funcionários da instituição.

A família HIJG também presta suas condolências aos familiares e amigos.

Posts relacionados

Prefeitura de Florianópolis oferece mais de 5 mil vagas na educação infantil

Redação

Deputados realizam audiência contra a obrigatoriedade da vacinação infantil contra a Covid-19

Redação

Parceria entre a SES e o município de Palhoça irá impulsionar cirurgias de catarata no Hospital de Olhos Lions

Redação