A Praça Forte São Luís da Praia de Fora, na esquina das avenidas Beira Mar Norte e Mauro Ramos, foi entregue à população da Capital de Santa Catarina no dia em que Florianópolis completa 350 anos de fundação. O governador Jorginho Mello prestigiou o evento capitaneado pelo prefeito Topázio Neto e com a presença de várias autoridades.
“Floripa completa 350 anos e eu tô tendo o privilégio de ser governador e estar junto com o prefeito desde de manhã inaugurando obra e entregando. E essa praça é um símbolo porque há muitos anos se esperava por algo assim nesse local. Vai ser um cartão de visitas de Florianópolis”, disse o governador Jorginho.
O evento começou às 12h30 e, no momento em que a fita inaugural foi descerrada, jatos d’água jorraram do solo da nova praça. O conceito arquitetônico do local foi concebido pela arquiteta Juliana Castro. O projeto foi doado ao município pelo Beiramar Shopping.
“São mais de 40 anos que a cidade espera que esse terreno se transforme em um espaço público para todos. Esse espaço que está sendo inaugurado hoje, à beira da avenida Mauro Ramos, uma via coletora que corre às margens do maciço do Morro da Cruz. E todas as comunidades vão poder aproveitar essa praça. Uma praça que a iniciativa privada construiu e entrega hoje esse presente pra cidade”, explicou o prefeito Topázio Neto.
Depois da entrega ao município, o Grupo Habitasul ficará responsável pela manutenção dos 2 mil metros quadrados da praça pelo período de cinco anos, numa Parceria Público-Privada em que não há gasto público nem para as obras, nem para a conservação.
“Quando o prefeito Topázio nos convidou para adotar esse espaço a gente ficou super animado. O projeto era muito bonito, um espaço de acolhimento. Nós estamos aqui em Florianópolis há décadas, empreendendo em Jurerê Internacional. Para nós é uma honra poder estar presenteando a cidade com esse espaço”, disse o diretor-presidente o Grupo Habitasul, Sérgio Ribas.
A adoção ocorre através do programa Adote uma Praça, uma iniciativa da FloripAmanhã em parceria com a Prefeitura, que já revitalizou mais de 100 locais para a comunidade sem a necessidade de investimentos públicos.