Fotos: Richard Casas / GVG
O Governo do Estado, por intermédio da Controladoria-Geral do Estado (CGE), realizou nesta terça-feira, 19, no auditório da Celesc, no Itacorubi, a 9ª edição do Roda de Ouvidoria. A governadora em exercício, Marilisa Boehm, participou do evento, promovido com o objetivo de incentivar a integração e a troca de ideias entre os ouvidores do Executivo estadual.
“A Ouvidoria é indispensável para construir um Estado mais transparente, eficiente e democrático. É uma ferramenta que colabora para uma gestão pública participativa e responsável”, destacou Marilisa Boehm.
O controlador-geral Pedro Waltrick também reforçou o papel estratégico da Ouvidoria. “Com as manifestações de ouvidoria, capturamos informações para estabelecer diretrizes de Governo em sintonia com o cidadão.”
O presidente da Celesc, Tarcísio Estefano Rosa, destacou a evolução da Ouvidoria da empresa em apenas dois anos. “Saímos do nada honroso último lugar para o pódio do ranking da Aneel”.
Cuidar de quem ouve
A saúde mental dos ouvidores também esteve em pauta. A secretária da Fundação Catarinense de Cultura, Maria Terezinha Debatin, fez uma palestra sobre a necessidade de cuidar de quem ouve. “O problema não é o que eu ouço, mas como o que eu ouço faz eco dentro de mim”, observou.
Boas práticas
Durante o evento também foram apresentados os três cases vencedores do Prêmio CGE-SC Práticas Inovadoras na categoria Ouvidoria: Epagri, selo Ouro, Celesc, selo prata, e Secretaria da Infraestrutura e Mobilidade, selo bronze.
Na última palestra do evento, o delegado da Polícia Civil Aldo Pinheiro d’Ávila falou sobre os aspectos legais do anonimato do denunciante.