No encontro do Codesul desta quarta, 7, os quatro governadores da região, além de lançaram um novo programa que vai garantir, somente para os municípios de SC, R$ 150 milhões, também assinaram a carta deste colegaido, com um pedido de audiência do conselho com a presidente Dilma Rousseff para tratar de interesses coletivos da região. Com seus caixas falidos (Rio Grande do Sul e Paraná) ou ameaçados (caso de Santa Catarina) muito em função da crise econômico, os mandatários vão pedir o alongamento dos prazos para pagamentos das dívidas estaduais contraídas via BNDES ou junto à própria União.
Todos os itens lisados no documento têm o objetivo dedar refresco à situação financeira, como a antecipação da alteração do indexador e dos juros da dívida dos Estados. Hoje, o indexador é o IGP-DI, acrescido de juros entre 6% e 9% ao ano. A proposta é trocar para o IPCA ou a taxa Selic (o que for menor) mais 4% ao ano. A atual previsão do governo federal é de que o projeto seja avaliado só em 2016 ; transferêcias, pela União, dos auxílios financeiros aos Estados exportadores relativos a 2015; a regulamentação dos créditos da Lei Kandir; ampliação do prazo para pagamentos de precatórios, entre outros (veja cópia da carta abaixo).
O governador Colombo fez um balanço positivo da reunião. “É sempre muito boa essa integração, essa troca de experiência. Todos estão preocupados com a queda de arrecadação e é bom ver o que cada um está fazendo para nos prepararmos para enfrentar com mais qualidade os desafios que temos pela frente”. Os secretários de Estado da Casa Civil, Nelson Serpa, e do Planejamento, Murilo Flores, também acompanharam a reunião.
Da E para a D: José Ivo Sartori (RS), Raimundo Colombo, Beto Richa (PR) e Reinaldo Azambuja (MS).
Foto: Orlando kissner, ANPr