Destaques

Governo de SC sem liderança na Alesc

Se a era Raimundo Colombo não estivesse no seu ocaso, seria quase certa a troca do líder do governo na Assembleia Legislativa. O deputado Darci de Matos, nos últimos dias, fez o próprio governador e seu entorno perderem a paciência.

O parlamentar errou a mão na votação do projeto que estadualizou o Porto de São Francisco. O terminal deixou de ser autarquia e virou empresa, possibilitando ao governo administrar a estrutura e também os mais de R$ 100 milhões que estavam no caixa.

Embora líder governista, Darci de Matos não só votou contra os interesses do Centro Administrativo como fez campanha para evitar a aprovação da proposta. Foi a gota d´água no relacionamento entre governo e o líder. Na quarta-feira, 13, o secretário da Casa Civil, Nelson Serpa, soltou dura nota endereçada à Alesc (veja no http://blogdoprisco.com.br/governo-adverte-deputados-da-base-sobre-emendas/ .)

Advertiu os deputados da base de que o Executivo não tem recursos para conceder aumentos salariais aos servidores. Parlamentares apresentaram várias emendas a projetos que mexem em setores específicos do governo, estabelecendo majorações salariais que não estavam previstas no texto original. Segundo Serpa, a orientação governista é pela não apresentação de emendas que onerem o caixa da administração.

O mal-estar na Alesc com a nota de Serpa foi generalizado, mas a leitura política é cristalina: o secretário acabou assumindo o papel de líder do governo no Parlamento, embora faça parte do Poder Executivo, que sente-se órfão de liderança no Legislativo.

Isto posto, fica a reflexão. A base aliada virou uma geleia geral, o líder praticamente chutou o balde, mas mudar a liderança agora seria quase cômico. O governador e seu entorno estão de saída do Centro Administrativo, o ano legislativo está bem no finalzinho e a grande pergunta: se Darci de Matos sair da liderança, quem se apresentaria para a função neste contexto? O quadro tem fortes tons melancólicos no apagar das luzes da era Colombo.

Foto>Vitor Shimomura, Ag. Alesc

 

Posts relacionados

Cresce campanha do voto útil para candidata da oposição, Vívian De Gann

Redação

Expectativa aumenta

Redação

Robison Coelho vai às urnas neste domingo às 10h22 na Escola Gaspar da Costa Moraes

Redação
Sair da versão mobile