Foto: Divulgação / SIE
O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria da Infraestrutura e Mobilidade, suspendeu o bloqueio total que estava previsto para a Serra do Faxinal, na SC-290, no Extremo Sul catarinense e liberou o tráfego no local, que está em obras, para dar passagem aos veículos que estão levando mantimentos e ajuda humanitária ao Rio Grande do Sul. A rodovia estadual liga Praia Grande a Cambará do Sul (RS).
Além do escoamento de provisões e ajuda humanitária, a via também está ajudando no deslocamento de moradores que ficaram isolados.
“Ali é um trecho que está em obras e a rodovia precisa ser totalmente fechada por conta das detonações rochas. É uma medida de segurança”, explica o secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper.
O coordenador regional da SIE, Ademir Honorato, informa que a Serra da Faxinal é um dos locais que está dando mais passagem para o Estado vizinho. “Trata-se de uma região de montanhas, onde a enchente não pegou como nas regiões mais baixas e próximas do mar. O movimento ali está pelo menos cinco vezes maior do que o normal.