Blog do Prisco
Destaques

Governo do Estado recebe representantes internacionais para tratar de parcerias comerciais, educacionais e culturais

Embaixadas e Consulados da Índia, Chile e Uruguai estiveram, na última semana, em Santa Catarina para alinhar futuros acordos de integração com o governo catarinense e instituições representativas. Em nome do governador Carlos Moisés, o secretário executivo de Assuntos Internacionais, Fernando Raupp, e a secretária adjunta da Fazenda, Michele Roncalio, recepcionaram o cônsul geral da Índia em São Paulo, Amit Kumar Mishra.

“Dentre os temas abordados, discutimos sobre as potencialidades daquele país para auxiliar no crescimento do comércio exterior catarinense. Atualmente, a Índia é um dos grandes parceiros econômicos de nosso Estado”, informou o secretário Fernando Raupp.

Na reunião, a secretária adjunta da Fazenda, Michele Roncalio, entregou o resumo em inglês do Balanço Geral de Santa Catarina. “Tratamos, ainda, de afinamentos de medidas para melhoria das ações comerciais entre o Estado e a Índia.”

Já o diretor de patrimônio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Ozeas Mafra Filho, que também acompanhou o encontro, recebeu a informação do cônsul indiano de que irá alinhar a vinda para Santa Catarina de um grupo cultural, custeado pelo governo indiano, que solicitou ao Governo do Estado apoio técnico e logístico nos locais das apresentações a serem posteriormente agendadas.

No Sapiens Parque, Amit Mishra conheceu a estrutura do local e foi apresentado às possibilidades do ecossistema de inovação e tecnologia da capital catarinense, e de todo o Estado. Após, visitou a empresa Softplan.

Na Federação das Indústrias do Estado de SC (Fiesc), o cônsul geral da Índia foi recebido pelo presidente da instituição, Mario Cezar de Aguiar, e pela presidente da Câmara de Comércio Exterior, Maria Teresa (Maitê) Bustamante. Na ocasião, abordaram temas referentes às relações comerciais com a Índia e possibilidades do agendamento de rodadas de negócios entre empresários catarinenses e indianos.

Educação

Na Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Mishra foi apresentado a uma empresa indiana sediada na Acate. Esta empresa saiu de São Paulo para Santa Catarina em razão dos incentivos fiscais. Ao saber das cerca de 8 mil vagas para desenvolvedores de TI ainda disponíveis no Estado por falta de mão de obra qualificada, o cônsul geral acenou para a possibilidade de ajudar SC por meio de contato com empresas indianas especializadas em treinamentos para desenvolvedores.

Na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), o cônsul Amit Kumar Mishra abordou sobre possíveis acordos de cooperação técnica nas diversas de conhecimentos acadêmicos, além de intercâmbio de alunos e professores.

Uruguai

Ainda no setor de educação, visita do embaixador do Uruguai no Brasil, Guillermo Valles Galmes, da embaixatriz Sachiyo Kajita Valles, e da cônsul geral do Uruguai em Florianópolis, Tamara Guridi, à Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de SC (Fapesc) tratou da interação para acordo de cooperação técnica entre a Fapesc e universidades e centros de inovação do Uruguai.

No Sapiens Parque, a diretora executiva do parque de tecnologia e inovação, Daniella Abreu, fez uma apresentação sobre o potencial futuro do ecossistema de inovação e tecnologia de Santa Catarina; e na Acate, o diretor-executivo Gabriel Sant’Ana Palma Santos mostrou as potencialidades para futuros investimentos e conexões com empresários do Uruguai.

Chile

Durante visita institucional à Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais, o cônsul geral do Chile em Porto Alegre, Mario Arriagada de Lafuente, conversou com o secretário da SAI, Fernando Raupp, sobre a importância do acordo do livre comércio Brasil e Chile, firmado recentemente pelo governo federal; a possibilidade do aumento do comércio exterior com utilização do corredor bioceânico; e o retorno dos voos internacionais Santiago/Florianópolis no mês de novembro. Por fim, informou que o Consulado Geral nomeará, nos próximos dias, um cônsul honorário em Florianópolis.