Governo sob pressão
Sindicalistas e até professores sem qualquer ligação com o Sinte reagiram mal à proposta do novo plano de carreira do magistério estadual. Em linhas gerais, a tabela de progressão salarial desagradou, assim como o fim da regência de classe (importante complemento salarial que vai ser incorporada à folha) e a falta de valorização dos docentes mais graduados, aqueles que têm mestrado, doutorado e por aí afora. Mas a bronca maior ainda é porque em 2015 não haverá qualquer reajuste nos vencimentos da classe.
Evidentemente que são fortes as razões que motivam os professores, até por que a inflação está quase batendo nos dois dígitos e não haverá reposição para pelo menos neutralizá-la. Por outro lado, é preciso considerar o aspecto da crise econômica, que está levando muitos governos a parcelar salários e ao não pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário, situação que é diferente em Santa Catarina, onde está tudo em dia.
Bom senso
A palavra de ordem é bom senso, que parece ter faltado em boa medida aos líderes do movimento de paralisação da Celesc na quinta-feira. Houve radicalizações e até ações para impedir servidores de circular, o sagrado direito de ir e vir. Não é por aí.
Energia mantida
Importante lembrar que a Celesc não teve sua nota de risco rebaixada pela Standard & Poor’s, ao contrário do que ocorreu com a própria Eletrobrás e outras elétricas país afora no vácuo do rebaixamento da nota do Brasil. Ou seja, a empresa tem gestão de excelência, pilotada pelo presidente Cleverson Siewert. Outro ponto relevante neste contexto: nem sempre a posição dos acionistas, que precisa ser levada em consideração, está em sintonia com a diretoria executiva da companhia.
Contraponto
Secretária Angela Albino (Assistência Social) entra em contato com a coluna e afirma que, tanto para ela como para o partido dela, o PCdoB, “o cenário de 2016 ainda não está definido e nem descartamos ter candidatura própria.” Nos bastidores, as informações indicam que ela, terceira colocada nas eleições da Capital em 2012, estaria alinhada ao prefeito Cesar Junior, que vai buscar a reeleição.
Renovação?
Não restam dúvidas de que a posse do deputado João Amin, que é jovem, na presidência do PP de Florianópolis, oxigenou a legenda. Neste sábado, o diretório municipal realiza o carreteiro do 11 para marcar o dia de novas filiações à sigla. Segundo Amin, a intenção é solidificar a representação de uma das mais tradicionais agremiações de Santa Catarina.
Condenação
Foi deferida a medida liminar requerida pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) para determinar o afastamento do cargo do prefeito de Ibiam, no Oeste, Clóvis José Busatto, e do servidor público Gelson Luiz Trevisol, que também é vereador no Município. A liminar ainda determina o bloqueio de bens de 16 pessoas – entre elas o prefeito e o vereador – até o valor total R$ 2,25 milhões.
Por toda SC
Deputado estadual Valdir Cobalchini promoveu, na quinta e sexta, reuniões políticas com peemedebistas da Grande Florianópolis. Assim, o presidente estadual do PMDB completou visitas a 180 municípios catarinenses.
Terminal privado
Dilma Rousseff incluiu o aeroporto Hercílio Luz, de Florianópolis, no Programa Nacional de Desestatização. A Secretaria da Aviação Civil (SAC) será responsável pela execução e pelo acompanhamento do processo de desestatização.