Blog do Prisco
Manchete

Greve desrespeitosa e eleitoreira

Os catarinenses começaram esta semana sentindo os duros e nocivos efeitos da greve dos funcionários da Celesc. Quem precisou de atendimento presencial, por exemplo, já encontra portas fechadas “por tempo indeterminado.”

Greve é constitucional. Mas para garantir os direitos dos trabalhadores. Fica meio esquisito, pra não dizer outra coisa, esta paralisação, em pleno período eleitoral, de servidores de uma empresa em que o salário médio não fica abaixo dos dois dígitos e onde há categorias ganhando verdadeiras fortunas mensalmente.

O comando grevista alega “postura negligente da diretoria da empresa tanto na negociação de direitos dos trabalhadores quanto na gestão da empresa”. Uma alegação, aliás, bastante genérica.

Outra reclamação é de que a diretoria da Celesc não teria dado andamento nas negociações sobre a recomposição do quadro funcional e no acordo coletivo de participação de lucros (PLR).

Pura balela. A greve é desrespeitosa e politiqueira. Vem justamente no momento em que a companhia ainda está implantando o Conecte, novo sistema comercial, e que acaba levando muitos consumidores a buscar atendimento presencial nas lojas.

A direção da Celesc emitiu a nota abaixo, confira:

 

“NOTA DE ESCLARECIMENTO DA CELESC

 

A Celesc informa que, com o objetivo de estimular o diálogo e o aperfeiçoamento dos critérios da Participação nos Lucros e Resultados, a Diretoria da Companhia apresentou aos sindicatos de classe uma sugestão inicial de metodologia para a distribuição da PLR, visando estimular ainda mais o engajamento e a satisfação de todos os empregados.

A companhia informa que, no dia 02 de agosto, encaminhou convite a todos os sindicatos para discussão de uma nova metodologia de distribuição da PLR, com reunião para o dia 06 de agosto.

Contudo, ainda no dia 03 de agosto já foi anunciado pelo grupo sindical da Intercel (que representa uma parte dos empregados – incluindo atendentes comerciais e eletricistas) uma greve por tempo indeterminado, sem antes dialogar com a empresa.

No dia 6 de agosto houve o encontro inicial, porém, a Intercel saiu da reunião sem discutir a pauta de forma conjunta. No dia 7 de agosto foram feitas reuniões separadas com os dois grupos sindicais, sendo que a Intercel manifestou que não aceitaria qualquer proposta de modificação na forma de distribuição da PLR, porém o grupo formado pela Intersindical, (Sindicato dos Engenheiros, dos Técnicos Industriais, dos Economistas, dos Químicos, dos Contabilistas e dos Advogados) manifestou interesse em continuar as discussões e não entrou em greve.

Na continuação das tratativas, na última sexta-feira, dia 9, foi enviada uma proposta formal buscando avançar nas negociações da PLR, com convite para reunião na próxima terça-feira, dia 13.

Nesta proposta fica assegurada uma parcela mínima de R$ 4 mil para cada empregado da Celesc, independentemente da sua categoria, incluindo atendentes comerciais e eletricistas, parcela a ser paga no mês de outubro deste ano.

A Celesc acredita que um diálogo positivo e aberto, certamente contribuirá para um resultado que atenda o melhor interesse de todos os Celesquianos. A Empresa mantém o firme propósito do pagamento da PLR 2024, com valores nos mesmos patamares de 2023, podendo atingir até R$ 56 milhões, com base no atingimento de todas as metas convencionadas.

A Companhia informa que a paralisação entre sua força de trabalho não é integral e, infelizmente, atinge principalmente as posições de atendimento ao consumidor.

Reforça ainda o desejo de que, com a manutenção do diálogo franco, esta situação seja superada em breve a fim de que a Celesc continue a fazer o que sempre fez: atender bem a todos os catarinenses.

 

SERVIÇO

 

Por fim a Celesc lembra, ainda, que os nossos clientes podem acessar mais de 20 serviços da Empresa sem sair de casa. A 2ª via da fatura pode ser solicitada pelo WhatsApp (48) 99860-0067, no Aplicativo ou Agência Web, onde também podem informar falta de energia, pedir ligação nova, troca de titularidade e outros 20 serviços. Já no 0800 048 0120 podem solicitar serviços e tirar dúvidas 24 horas por dia, sete dias por semana. Se precisarem de atendimento emergencial, o telefone é 0800 048 0196. Saiba mais em www.celesc.com.br.”

foto>arquivo, divulgação

Posts relacionados

Ministro do STJ aborda superendividamento dos consumidores brasileiros

Redação

Governo do Estado e Celesc reativam histórica Usina Maruim em São José

Redação

Carreata gigantesca encerra campanha de Robison Coelho e Rubens Angioletti rumo à vitória neste domingo

Redação