Blog do Prisco
Notícias

Greve dos servidores do INSS tem novas adesões em SC

As cidades de Laguna, Blumenau e São Miguel do Oeste também aderiram à greve (veja o quadro completo abaixo). A adesão estadual é de 60%. No último sábado em Plenária Nacional Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), os servidores do INSS e do Ministério da Saúde aprovaram a deflagração de greve a partir desta terça-feira (7). Em Santa Catarina, o indicativo de greve já havia sido aprovado na Assembleia Estadual Geral, realizada em 26 de junho, em Florianópolis.
inss greve
Já os servidores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), realizaram ontem uma paralisação de 24 horas nesta terça, que atingiu as cidades de Florianópolis, Joinville e Imbituba, com adesão de 100%. Em Itajaí foi 90% de adesão e no Aeroporto Hercílio Luz na Capital foi parcial.

Em todo País a adesão é de 80% atingindo os estados de: Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná , Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Sergipe, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Os trabalhadores apontam a necessidade de melhorias nas condições de trabalho nas Agências da Previdência Social, postos e Núcleo do Ministério da Saúde e locais de trabalho da Anvisa. O descontentamento da categoria é total diante da proposta apresentada pelo governo, de reajuste salarial de 21,3% em quatro parcelas até 2019. Na pauta de reivindicação apresentada em 25 fevereiro de 2015, dentre os principais pontos, destacam-se: a política salarial permanente com correção das distorções e reposição das perdas inflacionárias e índice linear de 27,3%; a data-base em 1° de maio; a paridade salarial entre ativos, aposentados e pensionistas; a incorporação de gratificações produtivistas; a isonomia de benefícios; a revogação das Medidas Provisórias 664 e 665, do Funpresp e da Ebserh e retirada de todos os projetos do Congresso Nacional que atacam os direitos dos trabalhadores, como o PL 4330/2004, da terceirização.

A direção do Sindicato que representa os Trabalhadores em Saúde e Previdência do Serviço Público Federal no Estado de Santa Catarina (Sindprevs/SC) avalia que o momento é favorável e é preciso fortalecer o movimento de reivindicação dos servidores públicos federais, somando-se as demais categorias do serviço público que já estão em greve.

Quadro da Greve 08/07/2015
(fechado às 16 horas de 8 de julho)
Agências com adesão 100% e fechadas:
Blumenau, São José, Biguaçu, Palhoça, Araranguá, Içara, Sombrio e Forquilhinha.

Adesões parciais:
Gerência Executiva do INSS de Florianópolis, Agência APS Centro, Ivo Silveira, Alfredo Wagner, Tijucas, Ibirama (01
servidor), Rio do Sul, Jaraguá do Sul, Joinville Centro, Joinville Guanabara, Tubarão, Caçador, Porto União, Laguna,
Chapecó, São Miguel do Oeste, Porto União, Xanxerê, Mafra, São Francisco do Sul, Ministério da Saúde (Florianópolis) e Ministério da Saúde São Miguel do Oeste (100%).

Foto: divulgação

Posts relacionados

Joinville envia repúdio a Lula

Redação

“Sem chance para o azar”: Projeto de Lei busca combater vício em apostas em Santa Catarina

Redação

A polarização da política mundial e suas consequências econômicas e sociais, com José María Aznar

Redação