Finalmente (aleluia!), a Ponte Hercílio Luz será reaberta para o tráfego de veículos. Ônibus escolares e do transporte público, além de veículos oficiais, estão liberados para trafegar ali a partir desta segunda-feira, 27.
Ainda que a liberação não seja para todos os tipos de veículos, mas o simples fato de abrirem a Hercílio Luz vai ajudar para dar uma desafogada no estrangulado sistema de mobilidade de Florianópolis.
É mais uma ação, a despeito das discussões que podem desaguar num sistema integrado de transporte urbano na região da Capital, que vão se somando para tornar o trânsito menos caótico na região.
Sem contar a beleza e a história da Ponte, que já foi visitada por mais de 1 milhão de pessoas, entre catarinenses, brasileiros e estrangeiros. Trata-se de um resgaste patrimonial e cultural. Dia 27 de janeiro de 2020, uma data histórica para o estado.
Penumbra
Por falar em Hercílio Luz, que sem sombra de dúvidas foi o governador mais influente da história de Santa Catarina, é inaceitável o imbróglio sobre a iluminação do acesso ao Aeroporto que também leva o nome do ex-mandatário.
O governo do Estado empurra a responsabilidade para a prefeitura, que se esquiva e devolve o pepino ao Centro Administrativo. Desagradável, para o dizer o mínimo.
Chega de papo!
A responsabilidade, obviamente, é da administração estadual. Então já passou da hora dessa conversa mole, pois quem está pagando, literalmente, a conta em função da escuridão no acesso são a população da Capital e os turistas.
DEM de vice
O DEM firmou, no sábado, 25, o compromisso de indicar o candidato a vice-prefeito de Joinville na chapa do empreendedor Ivandro Souza, do Podemos. O nome demista ainda será discutido internamente pelos diretórios municipal e estadual. Também foram apresentados 34 nomes como pré-candidatos a vereadores. A reunião foi liderada pelo presidente estadual do Democratas, João Paulo Kleinübing.
Quadrilha
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) obteve, na Comarca de Brusque, a condenação de 23 integrantes de uma organização criminosa que atua em todo o Estado. Os réus foram investigados pela “Operação Realeza”, deflagrada em conjunto pelo Ministério Público, pela Polícia Civil e pela Polícia Militar. Entre os condenados estão uma líder estadual da facção e dez lideranças locais.
Poder paralelo
De acordo com a denúncia apresentada pela Promotora de Justiça Susana Perin Carnaúba, titular da 4ª Promotoria de Justiça de Brusque, os réus dominaram o braço local da facção criminosa a partir de 2017, quando os então líderes foram presos em outra operação, o que abriu espaço para os novos personagens.
Ranking
Joinville, a maior cidade de Santa Catarina, fechou o ano de 2019 com saldo positivo de vagas formais de trabalho. Foram criados 6.656 novos empregos com base nos dados ajustados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), órgão ligado ao Ministério do Trabalho. Os números colocam o município na sétima posição do país com maior geração de vagas depois de São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília, Manaus e Barueri.