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Havan 35 anos: um marco na história do varejo brasileiro

De uma pequena loja com apenas 45 m² para uma gigante do varejo nacional. A história da Havan é marcada pela constante transformação e pela busca incansável pelo atendimento de excelência. Neste sábado, 26 de junho, a rede fundada em Brusque (SC) completa 35 anos com resultados que surpreendem: 160 megalojas presentes em 18 estados e no Distrito Federal, mais de 20 mil colaboradores, 700 fornecedores, Centro de Distribuição referência na América Latina e um crescimento médio de 40 % nos últimos anos. Até mesmo em 2020, um ano desafiador para todos, a Havan teve um faturamento de quase R$11 bilhões.

 O dono da Havan, Luciano Hang, afirma que um dos grandes diferenciais é a capacidade constante que a Havan tem de se transformar. Quando foi fundada, a Havan comercializava um único produto, que era o tecido, e hoje são mais de 350 mil itens. “O nosso objetivo é encantar os clientes e fazer que eles tenham uma experiência de compra sem igual. Oferecemos o que ele precisa com qualidade, preço justo, num ambiente de compras bonito, acolhedor e com um atendimento especial”.

Para abastecer a rede de lojas, a Havan mantém um Centro de Distribuição, localizado em Barra Velha (SC), que conta com aproximadamente de 200 mil m² de área construída. O espaço funciona 24 horas por dia e conta com tecnologia de ponta em logística, sendo o considerado o mais tecnológico CD da América Latina. “A logística é um dos maiores desafios do varejo, por isso investimos constantemente em tecnologia. Recentemente, inauguramos um transelevador (robô) no qual investimentos mais de R$100 milhões”, detalha Hang.

 Três pilares

Luciano enfatiza que a cultura da Havan é o que a faz ser diferente. Para o empresário, os colaboradores e fornecedores são peça tão fundamental para o sucesso do negócio, quanto os clientes. Tal posicionamento reflete diretamente na maneira como as equipes reconhecem a empresa. Tanto que a rede foi reconhecida com umas das melhores empresas para se trabalhar pelo Great Place to Work (GPTW). “Na Havan temos três pilares: colaborador, cliente e fornecedor. Queremos que todos tenham uma boa relação com a empresa. Acreditamos que o nosso negócio só vai funcionar se todos tiverem unidos no mesmo propósito, que é o desenvolvimento social e econômico do Brasil”.

 O futuro

O gerente de novos negócios da Havan, Lucas Hang, fala sobre o futuro da empresa. Ele explica que a rede segue com o projeto de expansão e no próximo ano deverá implantar uma megaloja em cada estado brasileiro. “Para 2022, os planos são de chegar a 220 megalojas e com isso, vamos contar com 25 mil colaboradores diretos e geraremos ainda mais 150 mil empregos indiretos. O Brasil é um terreno fértil de oportunidades e temos muito para expandir no país”.

 O head de Transformação Digital da Havan, Matheus Hang, acrescenta que a Havan está passando pelo processo de transformação digital, visando levar para o digital o mesmo nível de excelência que o cliente Havan encontra nas lojas físicas. “Nestes 35 anos a Havan fez história. Estamos em constante transformação e sempre prontos para um novo desafio. Estamos preparados para viver uma nova era com o foco onde ele precisa estar, nas pessoas. Sempre vamos nos adaptar e o oferecer aos clientes o que precisam. Esse sempre será o nosso objetivo”, finaliza.

 

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