Destaques

Hélio Costa e a comissão especial que avalia competências policiais

O deputado federal Hélio Costa presidiu nesta terça-feira (22) a Reunião Deliberativa da Comissão Especial Competência Legal Para Investigação. O parlamentar, que é membro do colegiado, comandou os trabalhos ocorridos no Plenário 16, substituindo o presidente, o deputado Subtenente Gonzaga.

Foram aprovados 6 requerimentos nesta reunião, entre eles, o que prevê a realização de audiência pública para debater a respeito da adoção de competência legal de investigação em todas as polícias. Os ministros Sérgio Moro (Justiça) e Dias Tóffoli (Presidente do CNJ) estarão entre os convidados a participar da futura discussão.

Na semana passada, a Câmara dos Deputados instalou esta comissão especial para analisar a competência legal de investigações policiais. Para o deputado Hélio Costa é preciso analisar a adoção da competência legal em todas as polícias, dotando-as do princípio do ciclo completo de polícia. “No Brasil, a Polícia Militar faz a prevenção ao crime e a Polícia Civil investiga. Apenas a Polícia Federal tem funções de polícia administrativa e investigativa, o que se chama de “polícia de ciclo completo”.

De acordo com uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), apenas 8% dos crimes de homicídios são devidamente elucidados no Brasil. Nos demais crimes o índice é de apenas 3%.

Posts relacionados

Secretário Sargento Lima nega deslocamento de policiais para ajudar nas buscas de fugitivos de Mossoró

Redação

Policiais penais empossados em Santa Catarina enaltecem trabalho de Sérgio Guimarães

Redação

Hélio Costa recebe apoio de lideranças no Sul do Estado

leander
Sair da versão mobile