Coluna do dia

Hora da verdade

Enfim o país chega ao domingo de segundo turno eleitoral neste dia 30. Definições em 55 cidades do Brasil. Três em Santa Catarina. Assim que for encerrada a apuração, estarão definidas as reais forças de cada legenda. Os resultados em Joinville, Florianópolis e Blumenau vão finalizar o desenho que saiu das urnas no dia 2 desse mês. Essa musculatura vai balizar as composições para 2018.

A expectativa é para ver quem ficará mais forte entre as quatro maiores legendas: PMDB, PSD, PP e PSDB. Os pessedistas têm dois cabeças de chapa. Em Blumenau e Joinville. O PMDB rivaliza com o aliado estadual no maior colégio eleitoral e disputa a Capital contra o eterno rival PP neste segundo round. Em Blumenau, é PSDB contra PSD, com o Manda Brasa apoiando o prefeito tucano candidato à reeleição.

Mas há outras variáveis neste contexto com vistas a 2018. Como estará o governo Michel Temer e a economia do País? Ele ainda estará na presidência? E os rumos da Lava Jato? Vai chegar no atual presidente. Alcançará Aécio Neves e José Serra? Em Lula da Silva, a operação já chegou há tempos. Renan Calheiros é o próximo alvo. Significa que fazer projeções agora é, no mínimo, arriscado!

 

Perfil

O deputado estadual Mauricio Eskudlark (PR), delegado por mais de 30 anos, recebeu, na Assembleia, o vice-prefeito eleito de Balneário Camboriú, Carlos Humberto Silva, e os vereadores reeleitos Pedro Francez (PR) e Asinil Medeiros (PR). Pela manhã, o deputado acompanhou as lideranças em encontros no parlamento e a tarde tiveram reuniões com o Comandante Geral da PM de Santa Catarina, Coronel Paulo Henrique Henn, e o Delegado Geral de Polícia Civil, Arthur Nitz. Carlos Humberto é empresário bem-sucedido e muito respeitado na cidade. Nem assumiu e já está atuando politicamente em busca de recursos. Tem futuro!

 

Case

O proprietário da Gran Mestri, indústria de queijos finos de Guaraciaba, Acari Menestrina, recebeu das mãos do presidente do Badesc, José Caramori, o livro dos 40 anos da instituição, celebrados em 2015. O empreendedor é um dos personagens da publicação, que mostra diversos cases de sucesso na parceria entre empresas catarinenses e a Agência de Fomento.

 

Doce uruguaio

Acari aproveitou para anunciar o início da produção, em aproximadamente 45 dias, uma linha de doce de leite com receita uruguaia e outros de tipos de queijos, ainda mantidos em sigilo. Serão produzidos na nova ampliação da empresa, localizada no Extremo Oeste de Santa Catarina.

 

Pavan e a reforma

Ao citar o grande percentual de votos nulos, brancos e abstenções registradas nas eleições municipais no primeiro turno, em todo o País como um alerta para a classe política, o deputado Leonel Pavan (PSDB) defendeu, em plenário, a necessidade urgente de um projeto de reforma política voltar à pauta do Congresso Nacional. “Os vencedores do primeiro turno, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram às abstenções, os votos nulos e os votos brancos, que inclusive superaram a votação do primeiro e do segundo colocados na disputa eleitoral para prefeito em 22 capitais”, observou o experiente tucano.

 

Tendência

Por falar em votos brancos e nulos, os percentuais têm tudo para aumentarem neste segundo turno em Santa Catarina e no Brasil. Além de duas candidaturas envolverem menos eleitores e despertarem menos interesse, ainda veio o feriado do funcionalismo público na sexta-feira. Muita gente boa botou o pé na estrada e não vai votar.

Sair da versão mobile