O Senado Federal realizou na manhã desta segunda-feira (13), sessão especial pela passagem dos 100 anos de atividades do Hospital Misericórdia de Vila Itoupava, distrito de Blumenau, comemorado no último dia 22 de fevereiro. Proponente da sessão, o senador Esperidião Amin felicitou a instituição.
“Gostaria de reiterar o que tive oportunidade de dizer, no dia próprio dia da celebração dos cem anos, que o Hospital Misericórdia pratica o conceito de tornar verbo um substantivo, porque, seguindo a linha de raciocínio do Papa Francisco, ele não é o ato de misericórdia; ele é o processo, o verbo misericordiar no futuro e no gerúndio, misericordiando, como ensina, repito, o Papa Francisco na sua fala sobre a palavra misericórdia, que eu peço que fique constando deste pronunciamento, sob o título de “Misericórdia: de substantivo a verbo”. Parabéns ao hospital pelo aniversário, estendendo os cumprimentos a todas as famílias pioneiras que criaram e mantêm viva a instituição agora centenária, que hoje está compreendida no universo das santas casas, das casas filantrópicas, cuja história provém desde o Brasil Colônia, enriquecendo o esforço de solidariedade de todos nós em prol do nosso irmão. É um exemplo, portanto, para o país. Esta homenagem se direciona tanto à nossa querida Vila Itoupava, a Blumenau, ao Vale do Itajaí, a Santa Catarina, mas ao Brasil, porque, não fossem as santas casas, as nossas dificuldades com a saúde seriam imensas, muito maiores do que essas com as quais nós convivemos e procuramos superar. Por isso, esta sessão deve ser entendida como um tributo que o Senado presta a um bom exemplo e um esforço para tornar este exemplo algo vivo na imaginação e no ideário de todos nós”, disse Esperidião Amin na sua manifestação na mesa do Plenário do Senado Federal.
Participaram da sessão, o presidente do Hospital Misericórdia, Hellmuth Danker, prefeito de Blumenau, Mário Hilderbrandt, Secretária Executiva de Articulação Nacional de Santa Catarina, Vânia de Oliveira Franco, deputado estadual, Ivan Naatz, vice-presidente da Câmara Municipal de Blumenau, Maurício Goll, intendente da Vila Itoupava, Leandro Arthur Rodrigues da Silva, e a presença dos embaixadores da Áustria, Stefan Scholz; de Cabo Verde, José Pedro Chantre D’Oliveira e do Canadá, Emmanuel Kamarianakis.