Destaques

Iluminação pública modernizada gera cerca de R$ 4,5 milhões de economia anual em Joinville

Trabalho realizado pelo Consórcio SQE LUZ atingiu 22 mil pontos em LED até julho, sendo 10 mil com tecnologia de telegestão

O processo de modernização do sistema de iluminação pública de Joinville atingiu 22 mil pontos em julho. Desse total, 10 mil contam com tecnologia de telegestão, colocando o município no rol das “cidades inteligentes”. O trabalho da prefeitura municipal de Joinville é realizado através de contrato firmado com o Consórcio SQE LUZ, composto pelas empresas ENGIE e QUANTUM Engenharia. Conforme o levantamento feito pelo consórcio, a troca das antigas luminárias por sistemas mais modernos e com tecnologia LED representa redução anual projetada de R$ 4,5 milhões na fatura de energia do município.

Quando foi iniciado o trabalho de modernização, a capacidade de carga instalada nos locais modernizados do parque de iluminação pública de Joinville era de 5.323,54 kW. “Atualmente a capacidade de carga instalada é de 2.630,49 kW, ou seja, houve uma redução de 2.693,1 kW com a adoção de um sistema mais eficiente, o que significa 50,6% de economia aos cofres públicos”, explica o gerente do SQE LUZ Joinville, Rodrigo Mokfa.

Além das vantagens econômicas ao município, a adoção da tecnologia LED garante melhor percepção visual ao emitir luz branca, embelezando a cidade e proporcionando maior segurança à comunidade. Também oferece benefícios ao meio ambiente, por não ter elementos tóxicos em sua composição e ser 100% reciclável.

Sua durabilidade é de aproximadamente 50 mil horas (até 11 anos, sem considerar possíveis surtos de tensão na rede de distribuição de energia). Ainda, suporta melhor as condições bruscas de tempo e temperatura, sendo mais resistentes a choques, vibrações e impactos.

Posts relacionados

Presidente do Novo sinaliza com quem o partido estará em 2026

Redação

Maurício Peixer (PL) retorna à Alesc como deputado efetivo

Redação

Partido NOVO alcança votação histórica nas eleições municipais em SC

Redação
Sair da versão mobile