Se alguém chegasse para você e pedisse para descrever o Estado de Santa Catarina, o que falaria ou escreveria?
Com certeza irias falar coisas positivas, bonitas e importantes sobre o nosso querido Estado. Quem sabe você diria assim: “Santa Catarina é um minimundo perfeito. Temos praias como na Tailândia. Ilhas como na Grécia. Montanhas como na Suíça. Arquitetura como na Europa. Festas como na Alemanha. Comidas como no Peru.
Sim, Santa Catarina é tudo isto e mais um pouco, temos um dos melhores IDH do país, as menores taxas de violência, os melhores índices de educação e um povo trabalhador, uma história marcante e diferenciada construída pelos nossos colonizadores.
Recentemente nosso Estado não foi atingido pela maior e mais escandalosa operação de combate à corrupção, a Lava Jato. Mas de agosto de 2020 até junho de 2024, menos de 4 anos, o Gaeco prendeu 27 prefeitos em pleno exercício de seus mandatos, de diversos partidos políticos, em várias regiões, o que mostra que a corrupção está enraizada.
Infelizmente Santa Catarina foi atingida por esses maus exemplos. Temos visto como a corrupção chegou a níveis insuportáveis no Brasil, e inclusive aqui, e parece não parar mais.
No início de nosso país, éramos lesados por pessoas que não nasceram aqui. Os barcos dessas pessoas chegavam e zarpavam com o que de melhor tínhamos. Nosso ouro, nossa mata, nossos recursos, tudo era priorizado para estes usurpadores.
Agora estamos livres, mas continuamos presos e espoliados por nós mesmos, por gente nascida e criada em nosso chão. Agora os que se locupletam são filhos desse solo. Filhos esses, que se mostram exímios nessa arte de roubar.
Somos há muito independentes de Portugal, mas dependentes de políticos e administradores corruptos e cruéis. Nós, brasileiros, estamos atordoados pela avassaladora crise moral que se abateu sobre a nação. Há uma inquietação perturbadora no meio de pessoas corretas e dentro de empresas sérias.
É desanimador ver representantes do povo num profundo atoleiro moral, num charco de lama. Nosso parlamento está nu, nossas instituições abaladas. Enoja hoje ver a postura de determinados grupos políticos.
Mas não quero encerrar este artigo com tanto pessimismo, prefiro acreditar no promissor futuro de Santa Catarina. Temos que escolher nas próximas eleições, gente que pense grande e não que ajam como esses 27 prefeitos corruptos, que mancharam sim a nossa imagem, mas que graças a coragem e galhardia dos catarinenses, vai superar esses maus exemplos.
Essa crise, entretanto, é uma oportunidade de reflexão e mudança de rumo. Conclamo ao povo brasileiro e em especial aos catarinenses, para nos tornarmos livres desses ¨sanguessugas engravatados¨. Temos que dar o nosso brado de protesto.
Vamos usar a força do nosso título para escolher pessoas altamente diferenciadas, caso contrário, aparecerão não 27, mas 60 ou mais prefeitos corruptos.
Não temos mais um Dom Pedro da vida para nos ajudar, para honrar o Brasil, mas temos o nosso voto, a nossa força, a nossa união que são tão fortes e capazes como foi nosso herói.
Vamos tornar o nosso país mais sério e recuperar o sentimento de cidadania que anda por baixo.
RICARDO WINTER