Destaques

Imbituba: implantação de novas TPA’s é inconstitucional, avisa Naatz

Sobre o debate em Imbituba,  provocado pela  prefeitura,  em torno da possibilidade da implantação de Taxa de Preservação Ambiental (TPA), para o acesso às praias de Ibiraquera e Praia do Rosa, como forma de diminuir as aglomerações no combate ao Covid -19,  o deputado estadual Ivan Naatz (PL) avisa que este tipo de cobrança está proibido em todos os municípios do  Estado. 

Naatz diz que a vedação legal decorre da aprovação, no segundo semestre do ano passado, pela Assembleia Legislativa, da proposta de emenda constitucional de sua autoria  , a chamada Pec dos Pedágios Urbanos , já promulgada e incorporada ao ao texto da  Constituição Estadual .  

O parlamentar explica que a única exceção, por enquanto, é a manutenção da TPA de Bombinhas, garantida por decisão anterior a nova legislação pelo Supremo Tribunal Federal (STF), mas que novas taxas neste sentido não poderão mais ser implantadas em outros municípios e cabe ao Minístério Público reforçar a fiscalização neste sentido . “Eu avisei que essas TPAs iriam se  proliferar. Alguns governantes estão encontrando na pandemia um jeito de colocar mais uma taxa na vida dos catarinenses”, resumiu.

Posts relacionados

Deputado Naatz denuncia que valores arrecadados com a TPA de Bombinhas não são investidos em projetos ambientais

Redação

PL de Imbituba reforçado

Redação

Governo do Estado autoriza edital para procedimento de Manifestação de Interesse da ZPE de Imbituba

Redação
Sair da versão mobile