Destaques

INAITEC entrega à ApexBrasil, a primeira versão completa de materiais de qualificação coletiva para expansão internacional de empresas de software e serviços

A cerimônia de entrega do conteúdo foi realizada no dia 23 de abril e contou com a presença Marcelo Fett Alves, secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação; Ulisses Medeiros Júnior, gestor PEIEX SC e Rita Albuquerque, coordenadora de qualificação da ApexBrasil.

O INAITEC (Instituto de Apoio à Inovação, Incubação e Tecnologia) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), executor do programa PEIEX (Programa de Qualificação para Exportação) na Grande Florianópolis tem como objetivo alavancar a competitividade das empresas e fomentar a cultura exportadora, através de ações avançadas de qualificação.

De 2017 a 2019 o INAITEC executou a primeira edição do PEIEX. Na ocasião, mais de 200 empresas foram preparadas para exportação. Atualmente, o núcleo da grande Florianópolis possui mais de 150 empresas em processo de atendimento, interessadas em expandir seus negócios internacionalmente.

“Durante o processo de execução do PEIEX, algumas necessidades foram levantadas e surgiu uma demanda interna com o objetivo de criar um material específico, focado em um dos segmentos que mais se destacam na região da Grande Florianópolis, as empresas de software e serviços”, explica Diego Chierighini, diretor executivo do INAITEC.

Contando com a experiência prática de uma equipe técnica altamente qualificada, composta de especialistas, professores, consultores e até empresários – O INAITEC, desenvolveu uma trilha de qualificação coletiva para apoiar empreendedores de empresas de software e serviços interessados em expandir seus negócios internacionalmente.

O conteúdo que é pioneiro nesse segmento, recebeu o nome de: Materiais de Qualificação Coletiva para Expansão Internacional de Empresas de Software e Serviços do Núcleo Grande Florianópolis. Desta forma, foi desenvolvido abordando mais de 20 tópicos de treinamento, organizados em 5 módulos: Estratégia, Mercado, Marketing/Comercial, Contábil/Financeiro e Jurídico.

“As características desse setor são bem diferentes das empresas tradicionais, principalmente quando se fala em exportação. O conteúdo é inovador e tem se mostrado uma referência na capacitação de empresas nesse segmento”, Chierighini.

“Vale ressaltar, que o Programa de Qualificação é gratuito para o empresário, porém, ele não é ‘de graça’. Ele é subsidiado pela ApexBrasil e pelo parceiro local”, revela Rita Albuquerque. “Nossa intenção com esta iniciativa, é mostrar para os empreendedores as possibilidades na abertura de novos mercados”, conclui.

Segundo, Marcelo Fett Alves, um programa bem estruturado de internacionalização de empresas, impacta positivamente o dia a dia da comunidade e da economia da região. Sendo, portanto, fundamental para o ecossistema de inovação.

O evento contou também com a presença de empresários e especialistas em negócios internacionais, além da apresentação de 3 cases de sucesso de empresas que passaram pelo programa.

 

 

Posts relacionados

Em Jaraguá, governador confirma ida de Lunelli para Secretaria de Agricultura

Redação

Soratto anuncia Denis Matiola como primeiro secretário do futuro governo

Redação

Vaguinho anuncia Tiago Ferro Pavan para a pasta de Governança

Redação
Sair da versão mobile