Manchete

Índice de Governança Municipal coloca Jaraguá do Sul entre as top 10

Jaraguá do Sul é a cidade catarinense com população superior a 100 mil habitantes mais bem posicionada no Índice de Governança Municipal (IGM-CFA) 2020. No ranking nacional, a cidade é sétima colocada.

Lançado em 2016, o Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA) foi criado com o intuito de auxiliar gestores públicos a entender, por meio de dados consolidados, quais seriam as possíveis oportunidades de melhorias em seu Município.

O IGM-CFA consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho. É elaborado a partir de dados secundários e considera áreas como saúde, educação, saneamento e meio ambiente, segurança pública, gestão fiscal, transparência, recursos humanos, planejamento e outras.

O banco de dados municipais é extraído de bases públicas como Secretaria do Tesouro Nacional, IBGE, PNUD e DataSUs.

O Índice CFA de Governança Municipal se destaca e se diferencia de todos os demais índices já utilizados no contexto brasileiro para mensuração da performance municipal uma vez que contempla uma visão mais ampliada sobre as dimensões da governança pública, e em especial, sobre a relação entre a dimensões fiscal, gestão e desempenho.

O CFA – Conselho Federal de Administração participa desse trabalho. A divulgação do IGM-CFA é recente e aponta Jaraguá do Sul no grupo seleto das 163 cidades mais bem avaliadas no Brasil, com índice de 7,75, onde Indaiatuba (SP) lidera com 8,11.

O IGM geral de Jaraguá do Sul é 7,75, média do índice 7,46 relacionado a finanças, 7,34 de gestão e 8,46 de desempenho.

Melhor de SC e em sétimo em nível de Brasil – O IGM-CFA distribuiu os municípios em oito grupos, por faixa de população, sendo que o grupo oito, onde Jaraguá do Sul e mais 162 cidades com mais de 100 mil habitantes estão incluídas, são as de PIB per capita mais elevado. O de Jaraguá, por exemplo, é de R$ 49.925,22.

O IGM – Desempenho, de 8,46, que avalia os resultados de políticas públicas para a sociedade, mostra para a educação, em Jaraguá, com avaliação de 9,21, em saúde 7,84, em saneamento e meio ambiente 8,04, em visibilidade social 10,00 e segurança 7,20.

No grupo, os líderes são Indaiatuba, Jundiaí, São José do Rio Preto, Curitiba, São Bernardo do Campo e Leme, depois vem Jaraguá do Sul, São José dos Campos e Sorocaba. Das cidades catarinenses, Brusque está em na 10ª colocação, Joinville (14ª), Chapecó (16ª), Balneário Camboriú (21ª), Criciúma (34ª), Itajaí (47ª), Florianópolis (50ª) e Lages (76ª).

No Vale do Itapocu, dentro dos grupos por faixa populacional, o IGM-CFA de Guaramirim é 6,51, de Schroeder 6,67, de Massaranduba 7,06, de Barra Velha 6,52, de Corupá 6,48 e de São João do Itaperíu 5,19.

foto>PMJ,arquivo,divulgação

Posts relacionados

Vaguinho anuncia Tiago Ferro Pavan para a pasta de Governança

Redação

Univali tem 61 cursos de graduação classificados no Guia da Faculdade Estadão

Redação

Universidade de Stanford divulga lista dos 100 mil pesquisadores mais influentes do mundo

Redação
Sair da versão mobile