O Banco da Família, instituição de microfinanças que atua nos estados de Santa Catarina, do Paraná e do Rio Grande do Sul, desenvolve uma série de iniciativas para apoiar seus clientes e incentivar a manutenção de pequenas e micro empresas durante a pandemia do coronavírus. As ações incluem desde uma campanha em vídeo com orientação de especialistas sobre temas como negociação e finanças, até a abertura de linhas de crédito com condições especiais e prazos de carência alongados.
“Nunca vimos algo assim antes, é verdade. Mas desde a criação do banco, que surgiu em Lages para apoiar mulheres que sustentavam a casa sem acesso à rede bancária ou renda fixa, sempre atuamos ao lado de pessoas que enfrentam dificuldades. Agora a situação é crítica, mas seguiremos junto dos nossos clientes”, diz a presidente, Isabel Baggio. A instituição é uma das responsáveis pela liberação de linhas do programa estadual de Microcrédito, que oferece empréstimos a juro zero. Além disso, mantém uma linha própria de empréstimos com carência de 120 dias para o início do pagamento.
Além de atender empresários de micro e pequenos negócios formais ou informais, a instituição firmou parcerias com algumas associações empresariais para alcançar outro grupo que deve ser bastante prejudicado pela crise: as pequenas e micro empresas.
“Os micro e pequenos empreendedores desempenham um papel fundamental nas cadeias produtivas locais, geram renda para a comunidade, mantêm empregos e fazem a economia catarinense girar. O apoio a esse segmento é essencial. Sem as micro e pequenas, não será possível a retomada do crescimento econômico após a superação da crise da COVID 19”, diz a presidente do Banco da Família, Isabel Baggio (foto).
Ela destaca ainda a necessidade de apoiar os empreendedores com informação. “Temos uma ferramenta de treinamento de nossos colaboradores – a BF Academia – que gera conteúdo pensado de forma específica para os informais e aquelas pessoas de renda mais baixa. Esse conhecimento foi transformado em 12 vídeos que formam a campanha “Vai passar. Venceremos!”.
Solidariedade
O Banco da Família, em parceria com a Associação Comercial de Lages (ACIL), doou R$ 30 mil para estruturação de uma unidade de atendimento e triagem para síndrome respiratória no município, que já tem registro de coronavírus.
Além disso, o banco encabeça campanha na mídia de apoio aos empreendedores locais, incentivando a população a consumir os serviços e produtos da comunidade: prestigiar e comprar no açougue do bairro, na padaria mais próxima, nas mercearias, nos restaurantes da comunidade, pedir a marmita da vizinha, com decisões de consumo que podem garantir o sustento de muitas famílias.
O atendimento ao público está sendo realizado de forma remota por meio do telefone 0800 648 4444, pelo e-mail contato@bancodafamilia.org.br ou pelo WhatsApp (49) 99181 0342.