Notícias

Iniciam as obras do sistema de esgoto de São Francisco do Sul

Meta é alcançar 52% de cobertura, índice maior que a média atual de SC, até 2022

A concessionária Águas de São Francisco do Sul, responsável pelo saneamento básico na histórica cidade do Litoral Norte do Estado, vai lançar na próxima terça-feira, dia 27, o projeto Sanear São Chico, que marcará o início das obras do primeiro sistema de esgotamento sanitário do município.

A concessionária irá investir R$ 126 milhões na rede de coleta e tratamento de esgoto. A empresa pretende alcançar a meta de 52% de esgoto coletado e tratado, índice maior do que a média atual do Estado de Santa Catarina, até 2022.

A longo prazo, mais de 85% da cidade deve contar com sistema de coleta e tratamento de esgoto, aumentando gradativamente até a cobertura de todos os bairros. Atualmente, São Francisco do Sul não possui rede para tratamento de esgoto.

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) vai ser construída com a mais moderna tecnologia disponível no mercado brasileiro. Um dos principais diferenciais é que o sistema não gera odor durante a operação de tratamento dos efluentes.

Pelas características da cidade, com forte vocação turística e estreita ligação com o mar, os trabalhos da rede de esgoto serão iniciados pelos balneários, estendendo-se gradativamente para as demais regiões.

Saúde e qualidade de vida
“São Francisco do Sul é uma cidade histórica, litorânea e muito conhecida por suas belíssimas paisagens. Além de zelar por esse rico patrimônio natural, a implantação do sistema de esgoto traz saúde e qualidade de vida para os moradores, já que o saneamento básico é um dos mais importantes meios de prevenção de inúmeras doenças”, completa Miranda.

Ao todo, o contrato de concessão assinado com a prefeitura prevê investimentos da ordem de R$ 220 milhões na melhoria da rede de distribuição de água e na instalação da rede e tratamento do esgoto.

Concessionária integra grupo

premiado nacionalmente

 

A Águas de São Francisco do Sul, que assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário do município em janeiro de 2015, é uma companhia que faz parte do Grupo Aegea Saneamento, conglomerado que opera concessões de saneamento básico em 45 municípios de oito Estado brasileiros, com mais de 3,5 milhões de pessoas atendidas.

Em Santa Catarina, além de São Francisco do Sul a Aegea também está presente em Camboriú, Penha e Bombinhas.

Em agosto, pelo segundo ano consecutivo, a Aegea foi eleita a melhor empresa do setor de água e saneamento do Brasil pelo anuário da Revista Época Negócios 360º, prêmio realizado em parceria técnica com a Fundação Dom Cabral.

 

Crédito da foto: Daniel Queiroz, jornal Notícias do Dia

Sair da versão mobile