Destaques

Inovação educacional é tema de formação de professores

Evento voltado à rede municipal de ensino de Balneário Camboriú acontece na Univali

No dia 18 de julho acontece a 1ª Jornada de Formação de Professores em Inovação Educacional. O evento marca o início oficial de um programa de formação que vai capacitar professores da rede municipal de ensino de Balneário Camboriú para o novo currículo de tecnologia e inovação que será implantado no Município. A programação, que contará com palestras sobre educação e inovação, será realizada no campus da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Balneário Camboriú (SC).

O evento é organizado pelo Programa de Mestrado em Computação Aplicada da Univali em parceria com a Secretaria de Educação de Balneário Camboriú. O coordenador da iniciativa, professor André Luis Alice Raabe, explica que o plano de formação de professores será apresentado aos participantes durante a Jornada.

“Esse currículo já vem sendo discutido e planejado de forma conjunta por um grupo de trabalho, que reúne professores e pesquisadores da Univali e da Secretaria de Educação. Com a sua implantação, Balneário Camboriú se tornará um dos primeiros municípios do Brasil a se adaptar à norma recente, que prevê a inclusão de conteúdos de computação no currículo escolar de todas as escolas públicas e privadas do país”, afirma.

Raabe, que também coordena o Mestrado em Computação Aplicada da Univali, é um dos especialistas proponentes da Norma de Computação para a Base Curricular Comum, homologada pelo Ministério da Educação em outubro de 2022. A medida complementa a Base Nacional Comum Curricular – BNCC no que tange a inclusão da computação na educação básica.

O docente ressalta a parceria entre a Universidade e a pasta da educação de Balneário Camboriú com o projeto RObôs Programáveis Educacionais – RoPE, desenvolvido pelo Laboratório de Inovação Tecnológica na Educação – Lite da Univali e, há alguns anos, utilizado em escolas públicas de educação infantil de Balneário Camboriú. “Agora nós temos a oportunidade de estender a parceria contribuindo com este currículo e com a formação dos professores que vão executá-lo em sala de aula”, acrescenta o professor.

Palestras

A programação do evento terá a participação das autoras do livro “O Erro é Meu Amigo”, professoras Lúcia Maria Martins Giraffa e Margarete Fialho dos Santos. A obra é dedicada aos professores da educação infantil e evidencia os erros como sendo parte do processo de ensino e aprendizagem.

A Jornada tem início às 14h e ocorre integralmente no auditório da Univali campus Balneário Camboriú, localizado no bloco B7. Na ocasião o público participará das palestras “Pensamento computacional chega à escola: E eu com isso?”, ministrada por Lucia Giraffa (PUC/RS) “O Pensamento computacional nos anos iniciais da educação básica”, conduzida por Margarete Fialho dos Santos (Colégio Farroupilha/Porto Alegre).

Inscrições abertas

As inscrições para participar da 1ª Jornada de Formação de Professores em Inovação Educacional já estão abertas e podem ser realizadas no site univali.br/eventos, onde também é possível conferir a programação completa. A inscrição antecipada não é obrigatória, mas permite ao participante obter o certificado de participação no evento.

Posts relacionados

Trabalho produzido por acadêmicos da Univali recebe prêmio da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina

Redação

Integração de sistemas reduz tempo para abertura de empresas em Blumenau

Redação

Carlos Humberto (PL) denuncia crime ambiental em Balneário Camboriú

Redação
Sair da versão mobile