A trajetória da produtora de leite de Balneário Gaivota, Maria dos Santos Borges, e domarido Edivaldo emocionou os participantes do 2º Encontro Estadual da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), nesta quinta-feira (04), no Favorita Golden Hotel & Eventos, em São José, na Grande Florianópolis. Acompanhado pela filha, o casal que esteve entre os protagonistas da campanha de comunicação do Senar “Agro: do campo pra você”, no ano passado, contou a história de superação que teve participação decisiva do Senar/SC.
Emocionada, Maria relatou que o sítio Santos Borges, herdado de seus pais, não tinha perspectivas de futuro, pois as terras situadas em uma cidade litorânea eram improdutivas.
Cansada de enfrentar tantas dificuldades, Maria foi estimulada a procurar o Senar/SC e, com as orientações corretas de manejo do solo e outras técnicas, a família aumentou sua produção de mil para 3 mil litros de leite por mês, sem ampliar o número de animais. “Tudo isso foi possível graças ao apoio do Senar/SC. Quero agradecer todo o cuidado do órgão e do nosso técnico de campo da ATeG Ricardo Nunes que não desistiu da gente e foi o fator decisivo para o nosso sucesso”, ressaltou a empresária rural.
O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, realçou que relatos como esse motivam a entidade a investir ainda mais em Assistência Técnica e Gerencial. Aproveitou o momento para destacar a história do programa ATeG que iniciou em 2016 em Santa Catarina, comentou sobre os expressivos resultados nas cadeias produtivas de leite, de corte e nos outros oito segmentos atendidos até o momento.
“Anunciamos que a partir de agora atenderemos também o segmento de turismo e, para o futuro, esperamos que o Senar continue contribuindo com os produtores rurais, não somente de Santa Catarina, mas do Brasil todo. Estamos completamente realizados por contribuirmos para o homem do campo aperfeiçoar sua atividade”, enfatizou o presidente.
O diretor-geral do Senar Nacional, Daniel Carrara, falou sobre inovação e tecnologia no campo e relatou a história do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, criado em 1992. Destacou a importância da entidade para todo o Brasil e assinalou que a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) está fazendo uma verdadeira revolução em Santa Catarina – estado com expressivo potencial econômico. Carrara também falou sobre a atuação dos Sindicatos Rurais na difusão da ATeG e na representação dos produtores rurais nos municípios. “Trata-se da estrutura mais capilarizada do Brasil em liderança econômica e política”.
ATEG EM SANTA CATARINA
O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, e a coordenadora estadual da ATeG, Paula Coimbra Nunes, apresentaram o trabalho da Assistência Técnica e Gerencial em Santa Catarina. Destacaram que, desde o início, a ATeG contribuiu significativamente para promover inovações no campo e fortalecer o empreendedorismo rural.
Atualmente, atuam no programa 211 técnicos de campo, 11 supervisores técnicos e 87 Sindicatos Rurais de 279 municípios. No ano passado, foram atendidas 8.710 propriedades rurais. Outras ações da ATeG como dia de campo e oficinas técnicas em 2023 contemplaram 94 eventos com mais de 4 mil participantes.
PALESTRAS
A programação também contou com palestra sobre “Gestão econômica e sustentável na propriedade rural – o papel dos técnicos da ATeG”, com Christiano Nascif e sobre “O mundo mudou. Bem na minha vez!” com Dado Schneider.