Destaques

Instituto Guga Kuerten soma cerca de 108 mil pessoas atendidas nos 22 anos de existência

Instituição apoia projetos nas áreas de educação e integração

social de pessoas com deficiência e também na área do esporte como estratégia de desenvolvimento integral de crianças e adolescentes

Criado pela família Kuerten em agosto de 2000, o Instituto Guga Kuerten desenvolve projetos para atender anualmente crianças, adolescentes e pessoas com deficiência, em Santa Catarina. Foi a partir de uma paixão de Alice Kuerten, presidente da entidade e mãe de um dos maiores tenistas do mundo, Gustavo Kuerten, que o IGK surgiu para lutar em defesa da inclusão de pessoas com deficiência e da utilização do esporte como ferramenta educacional.

O Instituto mobiliza esforços para estabelecer parcerias que viabilizem sua atuação através de programas e projetos, oferecendo oportunidades de transformação social.

Um balanço feito, neste ano de 2022, contabiliza 108.690 pessoas atendidas durante mais de duas décadas de muito trabalho e dedicação, por meio de programas como o Campeões da VidaAções Especiais e Fundo de Apoio a Projetos Sociais (FAPS).

Programa Campeões da Vida

O Programa visa oferecer oportunidades educacionais, sociais e esportivas para a promoção do desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, econômica e/ou educacional. Com foco na inclusão, é gerado impacto na sua formação pela aquisição de competências.

Só em 2022, os cinco núcleos atenderam 400 crianças e adolescentes, além de 20 pessoas com deficiência, no grupo inclusivo. Esses números refletem no acumulado de mais de duas décadas, resultando em mais de 13.400 crianças e adolescentes.

Fundo de Apoio a Projetos Sociais (FAPS)

O FAPS é um programa que busca apoiar financeiramente e tecnicamente projetos de organizações sociais de Santa Catarina que desenvolvam ações voltadas para a integração da pessoa com deficiência. O fundo é criado a partir de cotas doadas por parceiros do Instituto Guga Kuerten.

A cada ano são abertas as inscrições para uma região de Santa Catarina, previamente estabelecida, possibilitando a todas as organizações daquele território concorrer com seus projetos.

O acompanhamento técnico e a avaliação são realizados pelos profissionais do Instituto, que também oferecem capacitações nas áreas pedagógicas e de gestão. Só este ano, 2842 pessoas foram atendidas.

Programa de Ações Especiais

Este programa desenvolve e participa de ações políticas de promoção e defesa dos direitos do cidadão. Uma das ações é o Prêmio IGK, que envolveu 475 projetos inscritos, já o curso de capacitação para Cuidadores Terapêuticos, formou 64 novos profissionais, aptos para o mercado de trabalho.

Posts relacionados

Últimos dias para inscrições aos incentivos ficais do BRDE

Redação

BRDE recebe Prêmio IGK pelo apoio ao desenvolvimento social

Redação

Alice Kuerten visita organizações que são apoiadas pelo Fundo de Apoio a Projetos Sociais (FAPS)

Redação
Sair da versão mobile