Parceria com Junta Comercial agilizará o processo de consulta de viabilidade e cadastro municipal
Na terça-feira, dia 19, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo (Sedec), apresentou o novo processo de consulta de viabilidade e cadastro municipal para registro de empresas. A solenidade foi realizada no Centro de Inovação e contou com a presença de contadores e empreendedores da cidade.
Por meio do programa Simplifica SC, da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc), o município integrou e automatizou os sistemas de registro de novas empresas, reduzindo o tempo de espera pelo serviço, e aderiu ao programa SC Bem Mais Simples. “Esse é mais um avanço significativo que Blumenau está alcançando para o fomento ao empreendedorismo e na plena implementação da Lei de Liberdade Econômica. Um processo que antes levava em torno de 36h, agora poderá ser feito em minutos, para a regularização de empresas e abertura de novos negócios”, destaca o prefeito Mário Hildebrandt.
A parceria entre município e Jucesc foi viabilizada pelo programa Cidade Empreendedora, do Sebrae, que tem como um dos eixos principais a desburocratização. “Essa é mais uma entrega do Cidade Empreendedora para Blumenau. Com essa integração, a análise da viabilidade, que é a primeira etapa para a abertura de uma empresa, passa a ser automática, em um único portal, sendo mais um atrativo para que empreendedores venham investir em nossa cidade”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Valdecir Mengarda.
Durante o encontro, que também teve a participação do Sescon Blumenau, o novo sistema foi apresentado aos contadores. Além da abertura, a automatização impactará também nas alterações e baixa de empresas, bem como aplicará a dispensa de alvarás para empresas de baixo risco conforme a Lei de Liberdade Econômica, acelerando os processos.