Vence nesta segunda-feira, 14, o prazo final dado pela juíza Janaina Cassol Machado para que a Polícia Federal finalize o inquérito da Operação Alcatraz. Tudo leva a crer que será nesta data a entrega da peça investigativa ao Judiciário e ao Ministério Público Federal.
Também é absolutamente provável que os agentes federais indiciem figuras proeminentes. À Procuradoria, caberá avaliar as informações levantadas e as supostas provas apresentadas. Se o MPF considerar que há materialidade suficiente nos materiais colhidos pelos investigadores, ele pode oferecer a denúncia à Justiça.
E à magistrada terá a função de aceitar ou não as denúncias. Aqueles indiciados/denunciados que tiverem a acusação aceita pelo Juízo federal então passariam à condição de réus.
Paralelamente a isso, os encaminhamentos seguem. Ainda em outubro, alguns envolvidos que já são réus na Alcatraz vão ser ouvidos pela Justiça. A juíza Janaina também já marcou novas audiências no contexto da operação para novembro.
Outra frente
Já em relação à outra grande operação investigativa em curso no estado, a Chabu, a Polícia Federal também avança. O inquérito pode ser concluído até o fim no mês. No mais tardar, na primeira semana de novembro.
Alcatraz
Operação desencadeada para investigar supostas fraudes em licitações, além de desvios de recursos públicos e superfaturamento de contratos de prestação de serviço de mão de obra terceirizada e do ramo de tecnologia firmados com órgãos do governo do estado.
Chabu
Esta operação tem o objetivo de investigar e desarticular uma organização que supostamente violava sigilo de operações policiais em SC.