No cronograma de eventos da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), constam competições para atletas de todas as idades do esporte do estado. Neste ano de 2024, na somatória de eventos esportivos em conjunto com a verba destinada para apoio a entidades, foram investidos um total de R$ 6,526,361,08 milhões.
Até este mês de outubro, a Fesporte já realizou uma série de eventos como os Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), as duas etapas estaduais dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc), Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti), Joguinhos Abertos de Santa Catarina, Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), entre outros.
Apoio às entidades
“Mais do que investir em nossos eventos que estão no calendário da Fesporte este ano está sendo muito positivo porque as ações correspondem também a apoio às entidades que colaboram com o esporte catarinense no trabalho com nossos atletas. Apoiamos grandes eventos de impacto como o Ironman, entre outros incentivos destinados a delegações que representam o estado em grandes eventos nacionais como os Jogos Escolares Brasileiros, Jogos Universitários Brasileiros. Tivemos também equipes competindo fora do país e com o apoio do governo do estado de Santa Catarina e isso mostra o quanto o esporte de Santa Catarina está presente em diferentes lugares”, detalha o presidente da Fesporte, Freibergue Nascimento.
Esporte para todos
O presidente da Fesporte complementa ainda que a missão é proporcionar o esporte para todo o estado de Santa Catarina. Uma prova disso foi, recentemente, a Olimpíada Estudantil Catarinense. “Vimos de perto como o evento mobilizou não só os municípios de Maravilha, Pinhalzinho e Saudades mas toda a região do Oeste do estado que ganhou muito com hotelaria, comércio e principalmente a oportunidade de, pela primeira vez, prestigiar a etapa estadual da Olesc nesta região”, observa.
Trimestre final
Neste último trimestre de 2024, conforme o calendário da Fesporte, ocorrem ainda as duas etapas do Campeonato Catarinense Escolar de Futebol (CCEF), etapas regionais e estadual dos Jogos Abertos de Santa Catarina, além das últimas regionais do Festival Escolar Dança Catarina.
“O ano de 2024 mostrou que a responsabilidade com o dinheiro investido pelo Governo do Estado em nosso esporte é a nossa marca. São grandes eventos que estão como referência no esporte brasileiro, então o nosso dever com os esportistas é esse: incentivar e, com transparência, mostrar a toda a população catarinense como estamos promovendo o crescimento da Fesporte. Que 2025 seja ainda melhor”, finaliza Freibergue Nascimento.