--------- Notícias - Lateral

Irmão Joaquim, um dos “Heróis da Pátria”

Em Julho de 2015, o deputado federal Esperidião Amin apresentou o Projeto de Lei 2.255. Na segunda-feira, 15, o presidente Michel Temer sancionou a matéria, que virou a Lei 13.623/2018 e inscreve o nome do Irmão Joaquim do Livramento no Livro dos Heróis da Pátria. 
Joaquim Francisco da Costa, nascido na antiga vila de Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis, foi o responsável pela arrecadação de esmolas para construção do primeiro hospital de Santa Catarina, inaugurado em 1789, hoje denominado “Imperial Hospital de Caridade”.
Ele também foi o responsável pela construção da Casa dos Órfãos S. Joaquim da Bahia (asilo de meninos – 1798), Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre – RS (hospital – 1803), Casa Pia da Santíssima Trindade de Jacuecanga – RJ (asilo de meninos – 1809), Seminário de Nossa Senhora do Bom Conselho de Itu – SP (asilo de meninos – 1821), Seminário de Sant’Ana da Cidade de São Paulo – SP (asilo de meninos – 1824). Trabalhou também com a catequese dos indígenas em São Paulo, Paraná e Bahia – 1819. 
“O Irmão Joaquim do Livramento, cuja biografia, plena de realizações em favor da justiça social e do atendimento aos mais pobres, em diversas regiões do País, é, sem dúvida, um dos “Heróis da Pátria,” argumentou Amin.

Posts relacionados

Juliana Pavan inova com transição administrativa transparente em Balneário Camboriú

Redação

Jorginho Mello sanciona lei que cria cadastro estadual de pedófilos e de agressores sexuais em Santa Catarina

Redação

Plenário aprova incentivo à rede trifásica e sessões de cinema adaptadas

Redação
Sair da versão mobile