Blog do Prisco
Notícias Últimas

Italianidade catarinense é celebrada com pré-estréia de documentário “La Bella Polenta”

A italianidade catarinense foi celebrada no Parlamento na noite desta quarta-feira (11) com a solenidade de pré-estréia do documentário “La Bella Polenta- História e Cultura por trás do prato da Nonna ”, que marca os 150 anos da imigração italiana em Santa Catarina. O evento foi uma iniciativa do deputado Tiago Zilli (MDB), e é um resgate das raízes culturais dos descendentes italianos que aportaram nas terras catarinenses há mais de um século e que trouxeram nas malas o jeito único de preparar a receita mais tradicional de sua cultura: a “polenta da Nonna”.

Além do deputado Tiago Zilli, participaram da pré-estréia os deputados Pepê Collaço (PP) e Volnei Weber (MDB). A  solenidade contou ainda com a presença do diretor do curta-metragem, Saulo Pithan, da secretaria de Cultura de Nova Veneza, Carolina  Ghislandi, de lideranças políticas do Sul do Estado e representantes do Grupo Cultural Amici Della Polenta, que  foi fundado em 26 de maio de 2012, em Urussanga, com a finalidade principal de resgatar, preservar e difundir os usos e costumes da etnia italiana, através da gastronomia.

Sem esconder a emoção, o deputado Tiago Zilli confessou que a tradicional polenta era uma iguaria tradicional na casa de sua mãe e avó. “Hoje é um dia muito especial na Assembleia Legislativa porque vamos falar da tradição italiana, da polenta de Urussanga, da nossa região do Sul do Estado”, pontuou. Para ele, é importante que os catarinenses  conheçam e se encantem com a gastronomia típica oferecida no Sul do estado. “É uma região que é linda por natureza e que valoriza a sua história e cultura”, afirmou. Para ele, o documentário “La Bella Polenta – História e Cultura por Trás do Prato da Nonna” é mais do que um resgate histórico. “É um convite para celebrar a vida através do sabor e das memórias de um povo. Uma obra que enaltece o que é ser catarinense e italiano ao mesmo tempo, com muito orgulho, fé e sabor”, observou.

O diretor Saulo Pithan endossou as palavras do parlamentar destacando que o documentário retrata a história das raízes italianas em Santa Catarina. “Buscamos contar a tradição desses imigrantes, suas origens, suas raízes, um resgate mesmo. Nova Veneza é hoje a capital da gastronomia italiana e o curta mostra essa realidade, principalmente, revelando as  belezas de cenários incríveis, com uma arquitetura típica que é outro legado da imigração italiana”, observou.

Para a secretária de Cultura de Nova Veneza, Carolina Ghislandi, o documentário resgata a cultura italiana genuína. “Um documentário que resgata a tradicional polenta, um patrimônio tão relevante e tão presente no dia a dia da mesa do italiano”, comentou.

Polenta e vinho

Polenta e vinho em cenários deslumbrantes no Sul do Estado revelam a importância dos 150 anos da imigração italiana em Santa Catarina. Esse é o carro-chefe do curta-metragem, que foi produzido pela Performance Comunicação de Araranguá e viabilizado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2023,  com o apoio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e do Governo de Santa Catarina.

A polenta é o prato que se tornou símbolo da herança cultural italiana nas famílias de Nova Veneza, Urussanga, Siderópolis e todo Sul de Santa Catarina. O vinho Goethe de Urussanga, típico, raro e único, também faz parte do enredo, que tem como cenários principais os municípios de Urussanga e Nova Veneza, reunindo sabores, histórias e memórias afetivas que perpetuam a tradição da polenta no Sul do Estado.

Além da pré-estréia no Parlamento, no dia 18 de dezembro o documentário “La Bella Polenta – História e Cultura por trás do prato da Nonna” estreia oficialmente na quarta-feira (18), às 18h, no Palazzo Delle Acque, em Nova Veneza, com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo e da Prefeitura de Nova Veneza.