Destaques

Itapema dá início a Estudo de Macroestruturação Estratégica para planejar o futuro da cidade

O prefeito Alexandre Xepa esteve nesta quarta-feira (09/04) em Curitiba para oficializar o início do Estudo de Macroestruturação Estratégica de Itapema, que será conduzido pela URBTEC Engenharia e Planejamento, referência nacional em desenvolvimento urbano sustentável. A agenda contou com a presença do sócio-diretor da empresa, Gustavo Taniguchi, e dos secretários Marcelo Correia (Governo e Infraestrutura), Raphael Voltolini (Administração) e Daniel Amorim (Planejamento).

O estudo marca um novo momento na história de Itapema. A partir de agora, o município passa a contar com um conjunto de três grandes ferramentas de planejamento:
– Masterplan: que vai traçar diretrizes para o crescimento ordenado e sustentável da cidade;
– Plano de Mobilidade Urbana: com soluções para o trânsito, transporte e acessibilidade;
– Plano de Ação Climática: focado em estratégias de resiliência e sustentabilidade ambiental.

A URBTEC tem mais de 26 anos de atuação e é reconhecida internacionalmente por sua expertise em planejamento urbano, mobilidade, meio ambiente e sustentabilidade. A empresa já atuou em diversos estados brasileiros e também para organismos como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a ONU (PNUD) e a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ). No Brasil, participou da elaboração de mais de 50 estudos estratégicos em municípios de todos os portes.

“Esse é um passo histórico para Itapema. Estamos iniciando um trabalho técnico, sério e planejado para organizar a cidade para os próximos 20, 30 anos. O estudo vai nos ajudar a resolver os problemas que já enfrentamos hoje — como mobilidade, crescimento desordenado e impactos ambientais — e preparar o município para o futuro com mais qualidade de vida, estrutura e visão”, destacou o prefeito Alexandre Xepa.

“Nosso objetivo é estruturar a cidade com base nos seus principais vetores de desenvolvimento: a construção civil, o turismo e a valorização ambiental. Tudo isso com responsabilidade e diálogo com a população e os setores produtivos”, afirmou o secretário de Governo e Infraestrutura, Marcelo Correia.

Nas próximas semanas, o cronograma detalhado da operação e as etapas do trabalho técnico serão apresentados para a população na Câmara de Vereadores. O estudo vai servir como base para orientar os investimentos, definir prioridades e garantir que o crescimento de Itapema ocorra com ordem, estratégia e equilíbrio entre desenvolvimento e bem-estar social.

foto>divulgação

Posts relacionados

Vereador Beto Cunha se posiciona contrário sobre a movimentação de cargas a granel no Porto de Itajaí

Redação

Mobilidade do Litoral Norte

Redação

Açodamento pré-eleitoral

Redação
Sair da versão mobile