Coluna do dia

Janela aberta

Janela aberta

Foi aberta ontem a janela para que detentores de mandato (deputados, senadores, prefeitos, vereadores) troquem de partido sem correr o risco de cassação. A chicana à legislação (que veda este tipo de manobra política) foi um mimo que suas excelências se autoconcederam no ano passado, quando aprovaram a gambiarra (reforma) eleitoral.

A possibilidade de mudança de endereço sem sobressaltos vai até o dia 18 de março. Tempo suficiente para mudar a cara de partidos e a disposição das forças políticas nos tabuleiros nacional, estadual e municipais, principalmente na composição partidária em nível federal.

Em Santa Catarina, há 10 parlamentares que entraram nessa rota, muito embora a federal Carmen Zanotto já tenha avisado que fica no PPS, partido que dirige, apesar do convite tentador do PSB de Paulo Bornhausen.

Ainda no contexto federal, Décio Lima (PT) é assediado pelo PDT. Já Geovana de Sá (PSDB), ao que tudo indica vai migrar para o PSD.

 

 

 

 

 

Freio de arrumação

No contexto estadual, as articulações envolvem sete deputados. Os petistas Neodi Saretta, Padre Pedro e Ana Paula Lima (trio que tem convite do PDT e outras legendas), o republicano Mário Marcondes, que estuda ir para o PSDB; Ricardo Guidi (PPS), Patrício Destro (PSB), Maurício Eskudlark (PSD) e César Valduga (PCdoB). O fato é que há  muitas sondagens, mas de concreto mesmo, deve haver uma ou outra mudança. Na hora h, os parlamentares acabam reavaliando e permanecendo onde estão.

 

 

 

 

 

Derrota

A derrota de Eduardo Cunha na disputa pela liderança do PMDB – Leonardo Picciani, o menino de ouro do Planlato venceu – sinaliza para o enterro do processo de impeachment de Dilma Rousseff. E enfraquece o próprio Cunha, que ainda tenta se segurar na presidência da Câmara.

 

 

 

 

Fundo de inovação

O BRDE passa a integrar como cotista o Criatec 3, fundo com recursos de R$ 202,5 milhões, liderado pelo BNDES e que reúne bancos de fomento com a finalidade de participar acionariamente de micro e pequenas empresas que desenvolvam tecnologias inovadoras de alto potencial de crescimento.

Sem exclusão

O Presidente do BRDE, Neuto De Conto,  que esteve no lançamento do Criatec 3, no Rio, informa que o Banco integra o Comitê de Investimentos do fundo:  sem excluir outras áreas, o Criatec 3 investirá em Tecnologia da Informação e da Comunicação, Biotecnologia, Agronegócio, Novos Materiais e Nanotecnologia.

 

 

 

 

 

Coordenação

Durante reunião da executiva do Partido dos Trabalhadores, foi definido que o deputado estadual Dirceu Dresch (PT) vai coordenar o Grupo de Trabalho Eleitoral do partido, visando às eleições municipais.

 

 

 

 

Pé na estrada

Como primeira ação, Dresch revela que será realizado, entre os dias 18 de fevereiro e 11 março, um roteiro de reuniões regionais para debater a estratégia eleitoral da sigla, a política de alianças e a definição das candidaturas do partido ao executivo e ao legislativo municipal.

 

 

 

 

Estratégia

Esperidião Amin chegou a colocar o nome como candidato a líder do PP na Câmara Federal. Mas depois recuou, retirando a candidatura após perceber que não teria os apoios necessários.

 

 

 

 

 

Estranho

Vereador Cesar Faria, que presidia a Câmara da Capital quando foi afastado por denúncias envolvendo a Operação Ave de Rapina, ficou mais de um ano no estaleiro. E olha que o Judiciário sequer aceitou qualquer denúncia contra o parlamentar, cujo prejuízo político e pessoal foi incalculável.

Sair da versão mobile