As iniciativas em prol das vítimas das chuvas no Estado gaúcho seguem ocorrendo em Jaraguá do Sul. Nesta segunda-feira (13), o prefeito Jair Franzner anunciou que o Município vai adotar a cidade de Roca Sales, no Vale do Rio Taquari, a fim de ajudar na recuperação das áreas atingidas.
Esta medida foi apresentada durante a visita de Franzner à Secretaria de Obras e Serviços Públicos nesta manhã. O comboio que vai para o Rio Grande do Sul é composto por uma equipe da pasta, bem como caminhões e máquinas da Secretaria. Serão enviados dois caminhões caçamba, um caminhão pipa, duas pranchas, uma escavadeira e uma carregadeira.
A viagem estava programada para hoje, porém como há previsão de mais chuva no Estado vizinho, os servidores devem seguir para Roca Sales na quarta-feira (15), conforme a recomendação da Cruz Vermelha.
O grupo enviado pela Prefeitura vai trabalhar na restauração dos acessos ao Município gaúcho, onde houve deslizamentos, quedas de pontes e barreiras. Primeiro, os servidores irão trabalhar para que os veículos tenham passagem nas estradas. Após isso, será feita a limpeza dos locais afetados.
Na Secretaria de Obras, o prefeito aproveitou para falar com a equipe que irá cumprir esta função no Rio Grande do Sul e enalteceu o trabalho dos envolvidos. “Nossos servidores são verdadeiros guerreiros, estão dispostos a deixar suas famílias por dez dias e ajudar o Rio Grande do Sul. especificamente na cidade de Roca Sales. Aos servidores municipais e a todos que contribuíram até agora com doações, meu respeito e gratidão”.
Roca Sales foi um dos municípios mais prejudicados pela enxurrada que atinge o RS desde o início de maio. A cidade de cerca de dez mil habitantes também sofreu duas enchentes no ano passado, em setembro e novembro, e ainda estava se recuperando deste impacto.