Deputado federal Darci de Matos antecipa que seu parecer como relator do projeto de lei 1636/19 será favorável e que irá aperfeiçoá-lo na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, incluindo outras três reivindicações recebidas em recentes reuniões com Jeep Clubes catarinenses. O projeto permite o aumento do diâmetro do conjunto pneu/roda em até 50% do original, evitando assim que sejam multados e apreendidos ao circularem em rodovias federais por estarem em desacordo com a resolução 292/2008 do Contran. Uma das emendas amplia a medida também para outros motores que não sejam movidos a diesel.
Durante as reuniões com representantes dos 10 clubes de “Jeepeiros” de Santa Catarina – só em Joinville eles são 10 – o parlamentar recebeu outras reivindicações que serão emendadas ao projeto na comissão onde é o relator. Se não conseguir através de emendas do projeto em análise, a autorização de funcionamento do guincho interno, largura dos para-lamas e uma modificação na suspensão do veículo serão viabilizadas por um novo projeto de lei de sua autoria.
Os “Jeepeiros” realizam um relevante trabalho em auxílio às equipes de emergências em casos de tragédias e sinistros, como aconteceu em 2015 no rompimento da barragem de Mariana em Minas Gerais, mas estão impedidos de transitarem em rodovias por estarem em desacordo com resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).