O aniversário do prefeito de Chapecó, João Rodrigues foi no dia 23, quarta-feira, mas a grande festa de comemoração foi nesta sexta-feira, no pavilhão comunitário do bairro Bela Vista. Mesmo local da comemoração dos 50 anos. Pelo menos 2,5 mil pessoas estiveram presentes, segundo os organizadores.
“Conheço o João desde a primeira eleição dele em Chapecó, em 2004. Se Deus quiser ele vai a governador. E Deus quer”, disse uma senhora. Uma comitiva de nove pessoas de Rio do Campo, também esteve presente. Tinha lideranças de todo o lado de Santa Catarina: de Dionísio Cerqueira, Itapiranga, Campos Novos, Mafra, Florianópolis e dezenas de prefeitos e vereadores de municípios do Oeste de Santa Catarina.
Tinha até um senador, Espiridião Amin, deputados federais, como Angela Amin, Ricardo Guidi e Caroline Detoni; deputados estaduais, como Marlene Fengler, Júlio Garcia, o ex-chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Eron Giordani, o vice-prefeito, Itamar Agnoletto, o presidente da Câmara de Vereadores de Chapecó, Adão Teodoro, demais vereadores e secretários de governo, entre outros.
O prefeito de Rio do Sul, José Thomé, falou em nome de todos os prefeitos presentes e disse que viajou 5h30 para estar presente e prestigiar a festa.
“É uma pessoa muito competente, um exemplo de gestor público e é desse tipo de pessoa que a gente precisa para ser governador de Santa Catarina”, declarou.
O senador Esperidião Amin, brincou com os 55 anos de João Rodrigues, que é o mesmo número do PSD, partido do prefeito, dizendo que era 5 x 11, número do PP.
“Em nome do presidente do partido Sílvio Dreveck e de todos que estão aqui queremos dizer que temos orgulho de ter estado contigo, nos momentos de sucesso e vitória e também nas horas difíceis. Que Deus te ilumine nesses cinco dias que faltam para uma decisão (sobre pré-candidatura a governador)”, disse Amin.
A deputada estadual e que teve o lançamento de pré-candidatura a deputada federal pelo PSD, Marlene Fengler, disse que apoia João Rodrigues ao governo e que, junto com a Primeira Dama de Chapecó, Fabiana Rodrigues, formará uma dupla de mulheres corajosas. Fabiana foi lançada como pré-candidata a deputada estadual.
“Lugar de mulher é onde ela quiser e acreditamos na nossa força, na nossa coragem, como mãe, produtora e como alguém que apoia o nosso Presidente, que quer o melhor para o Brasil”, disse Fabiana.
Uma mensagem do Presidente da República, Jair Bolsonaro, parabenizando João Rodrigues pelo seu aniversário foi exibida num telão. Junto com uma mensagem de Luciano Hang. O empresário, aliás, poderá compor uma chapa junto com Rodrigues e o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, que esteve nesta sexta-feira conversando com o aniversariante. Hang iria ao senado e os dois prefeitos, como governador e vice.
“Se ele bater o martelo, eu também bato, se ele aceirar, eu aceito e SC terá dois governadores. E seria uma honra ter Luciano Hang ao senado. Eu tenho um sonho sim, de ser governador, de sair de porta em porta, de cidade em cidade, rever as pessoas que conheci quando fu secretário de Agricultura do Estado e deputado. Mas só irei se for numa majoritária se for para apoiar o presidente Jair Bolsonaro. Não é um projeto de partido, é um projeto de estado”, disse Rodrigues.
Ele lembrou dos25 anos de casado com Fabiana Rodrigues, e dos bons e maus momentos que passaram juntos. Lembrou do aniversário de 2018 numa cela de prisão, onde, em lágrimas, comeram café e bolacha. E pela convivência da esposa em 25 anos de vida pública, incentivou que ela saísse como pré-candidata ao legislativo.
João agradeceu aos que se mantiveram fiéis e ao povo de Chapecó, que lhe deu uma nova oportunidade.
“Tenho o maior respeito pelo povo de Chapecó, que me absolveu nas urnas e depois a Justiça reconheceu a minha inocência”, declarou. Um vídeo mostrou a trajetória do prefeito, que nasceu em Nonoai-RS, serviu na Marinha, começou carreira no rádio e depois na televisão, foi vice-prefeito e prefeito de Pinhalzinho, deputado estadual, deputado federal e que no seu terceiro mandato em Chapecó, transformou a cidade na quarta economia do Estado, além de ter marcado sua gestão por obras importantes, como Arena Condá, Centro de Cultura e Eventos além das ações de enfrentamento da Covid e os atuais R$ 700 milhões em obras e projetos.
Ao final, o público cantou os parabéns, que pode ser o início de uma trajetória ainda maior.